Acompanhe

Bancada feminina da Câmara faz campanha contra assédio no Carnaval

A partir do movimento deflagrado pela ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres, a bancada feminina da Câmara dos deputados também abraçou a campanha. O slogan é simples: “Respeita as mina. É simples”. As deputadas defendem esclarecimentos sobre o interesse sincero, do tipo flerte ou paquera, e o assédio sexual.

A campanha #CarnavalElesporElas tem parceiros governamentais e da sociedade civil para enfatizar que a diferença está no respeito à vontade da mulher. A proposta é levar à reflexão dos homens sobre o comportamento deles durante bailes, desfiles de rua e outros eventos do Carnaval, impedindo que a cultura do assédio seja reproduzida, tolerada ou normalizada.

A bancada feminina apoia a campanha da ONU Mulheres. Porém, há parlamentares preocupadas, pois o Orçamento aprovado para 2018 prevê menos dinheiro para o combate à violência contra mulher do que o orçamento do ano passado.

No entanto, a bancada se mobilizou e conseguiu ampliar os recursos por meio de emendas. A difusão de campanhas como essa incentiva um ambiente mais propício para combater os abusos contra a mulher.

*Com informações da Agência Câmara.