Notícias

Mara Gabrilli: No feriado, cuidado com o mergulho em águas rasas

Tetraplégica após um acidente automobilístico, a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) alerta sobre os cuidados necessários, principalmente, em longos feriados, quando muito saem para cachoeiras e para o mar. Segundo ela, é necessário ter muita atenção ao mergulhar, pois em águas rasas são freqüentes os acidentes que fazem muitos perder os movimentos físicos.

“Vai viajar para alguma praia nesse carnaval? Então fique atento ao mergulho em águas rasas, isso pode deixar uma pessoa tetraplégica”, advertiu a deputada nas redes sociais.

Em seguida, a tucana acrescentou que: “O mergulho em água rasa, hoje, é um dos que mais causa lesão medular, principalmente entre os jovens. A prática, que é a segunda principal causa de deficiência física no verão, fica atrás de acidentes de carro e ferimentos arma de fogo”.

Mara Gabrilli lembrou que a prevenção pode evitar praticamente a totalidade das deficiências físicas. “Diferentemente de outras deficiências, a prevenção do mergulho mal calculado pode evitar 100% dos casos de deficiência física. Para isso, basta que a informação chegue de maneira eficiente à população”.

Nas redes sociais, a deputada fez uma lista de dicas, são elas: não mergulhe em água com menos do dobro da sua altura; não beba se for mergulhar; não mergulhe em águas desconhecidas e não participe ou não permita brincadeiras quando estiver nadando ou mergulhando.