Acompanhe

Executiva Nacional do PSDB marca prévias para março

Presidente Nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, governador Marconi Perillo e a presidente do PSDB Mulher, Thelma de Oliveira na reunião executiva do PSDB em Brasília. Df, 07/02/2017 - Foto Orlando Brito

Após uma manhã de reuniões, nesta quarta-feira (7), em Brasília (DF), a Executiva Nacional do PSDB marcou para 4 de março as prévias do partido para definir o nome que disputará a Presidência da República pela legenda. Antes, haverá um debate entre os pré-candidatos no dia 1º de março – com transmissão pela Internet.

O presidente nacional do PSDB, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB-SP), e o prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio Netto (PSDB-AM), indicaram disposição de concorrer às prévias. Arthur Virgílio pediu mais tempo para analisar a proposta.

As inscrições dos pré-candidatos devem ser feitas até o próximo dia 23 e contar com o apoio de um quinto dos senadores, deputados federais e do diretório nacional do PSDB. O prazo de desincompatibilização dos pré-candidatos é 7 de abril.

Nas prévias, também serão definidos os nomes para as disputas estaduais. Assim, o PSDB irá realizá-las nos municípios nos quais mantém diretório municipal. Os filiados estão convidados a participar. Uma comissão, integrada por ex-presidentes do PSDB, definirá as datas e os detalhes para a realização das prévias estaduais.

Reunião

Na reunião desta quarta-feira, estavam presentes Alckmin, Arthur Virgílio, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB-GO) e do Paraná, Beto Richa (PSDB-PR), prefeitos, como o de São Paulo, João Doria, senadores e deputados do PSDB.

Também participaram representantes do PSDB-Mulher, como a ex-presidente do segmento a prefeita de Chapada dos Guimarães (MT), Thelma de Oliveira (PSDB-MT), a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE) e Raquelle Naseralla, coordenadora do segmento no Norte.

Durante a reunião, foi discutida ainda a votação Reforma da Previdência, prevista para ir a plenário na Câmara no final deste mês. Alckmin afirmou que ainda há negociações entre os parlamentares, porém, o PSDB fechou questão a favor da aprovação da reforma. “Estamos em processo de ajuste, tem aumentado o número de deputados que quer votado favoravelmente”, afirmou.

Outro tema foi o ajuste fiscal nas eleições. Alckmin afirmou que todas as despesas do partido estão sendo reduzido, inclusive com pessoal. Segundo ele, ainda é cedo para avaliar as eventuais alianças para as eleições de outubro. Segundo ele, entre março e abril será possível fazer uma avaliação mais completa. “Estou otimista, acho que teremos alianças”, disse.