Mara Gabrilli comemora gradual recuperação dos movimentos

Após passar um mês em Miami (EUA) em tratamento experimental para recuperar os movimentos, a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) comemora os primeiros efeitos dos esforços. Gradualmente, Mara observa os avanços, como conseguir mexer o braço esquerdo.

A deputada brincou, nas redes sociais, com a experiência que viveu. “Depois de um mês magnetizada e eletroestimulada, nunca senti tanto a luta de quem precisa todos os dias lidar o com o dito irreversível”, afirmou Mara Gabrilli.

Em seguida, a tucana disse eufórica: “Eles [os médicos americanos] ficaram muito impressionados com a minha recuperação de movimentos depois de tanto tempo. E foi assim que me chamaram para fazer parte desse tratamento experimental”.

No mês de outubro, a tucana ficou sob os cuidados da equipe do médico Dr. Green, um dos fundadores do Miami Project, maior centro de pesquisas sobre cura de paralisias do mundo. “O Dr. Green é uma espécie de Bono Vox para mim dentro do universo das lesões medulares”, disse a deputada.

Mara Gabrilli contou que, em 1996, quando a lesão dela era recente, fez um tratamento no Complexo do Jackson Memorial Hospital, onde fica o Miami Project. Na ocasião, conheceu o médico americano que lhe deu esperanças de conseguir recuperar os movimentos.

“Há três anos mais ou menos, durante uma dessas visitas, fiz um exame para ver como estava a minha lesão medular, que desde o acidente sempre foi considerada completa [quando não existe a possibilidade de recuperação].  Desta vez, para minha surpresa, a médica virou para mim e disse: “Very, very incomplete”. No ano seguinte, eu já voltava ao Miami Project pilotando a minha própria cadeira de rodas com o braço esquerdo”, disse a deputada, emocionada.

*Com informações da assessoria da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).