Notícias

Comissão debate intervenção assistida por animais

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove audiência pública nesta quarta-feira (6), a partir das 15h, para discutir o projeto que regulamenta a Intervenção Assistida por Animais (IAA). O projeto em discussão foi apresentado pela deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP).

De acordo com o projeto da tucana, a IAA é definida como todo tipo de intervenção terapêutica, de assistência, de apoio, de serviço, de educação ou de lazer que utiliza o animal como parte do processo para melhorar a qualidade de vida e a participação social da pessoa assistida, bem como sua resposta terapêutica.

Pela proposta, o objetivo é ampliar o uso de animais de intervenção assistida e regulamentar sua utilização em espaços públicos e privados, como: aumento da acessibilidade e participação social das pessoas com deficiência; e aumento da concentração e interação das crianças e adolescentes com deficiência intelectual, transtornos do espectro autista e transtornos globais do desenvolvimento durante suas atividades nas escolas.

Especialistas e autoridades foram convidados para o debate.

*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.