Notícias

Frente faz primeira audiência sobre prevenção à violência

A Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência, que reúne 270 deputados federais e senadores, promove uma ampla reunião para debater o tema, na próxima segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS). À frente do grupo está a deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS).

No total, serão realizadas 10 reuniões: cinco nacionais e o mesmo número regionais. “A violência é uma epidemia no Brasil e, antes mesmo de ser combatida, precisa ser prevenida”, destacou Yeda Crusius.
Segundo a parlamentar, há uma série de ações desenvolvidas por diversos órgãos isoladamente, podendo-se somar ao programa do Ministério da Justiça que trata da segurança pública.

“Reunidas todas essas iniciativas e trabalhando-as articuladamente, teremos um programa estruturante nessa área”, disse a tucana.

Participantes

Com o tema “Experiências no Rio Grande do Sul: Prevenção da Violência”, o encontro regional terá como objetivo apontar caminhos para o futuro a partir com bons exemplos e experiências no Rio Grande do Sul.

Participaram da reunião: Maria Helena Sartori, secretária estadual do Desenvolvimento Social, Justiça, Trabalho e Direitos Humanos; Arita Bergmann, secretária de Saúde de São Lourenço do Sul; Fernando Schüler, cientista político e ex-secretário estadual da Justiça e Inclusão Social e Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas.

O encontro, em parceria com Frente Parlamentar Em Defesa das Vítimas de Violência do RS, presidida pela deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB-RS). Também são esperados o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, os secretários de Segurança do Estado, Cezar Schirmer, e de Porto Alegre, Kleber Senisse, além de prefeitos do interior, ONGs e entidades representativas da área.

Experiências 

Outro tema abordado será o Programa de Prevenção à Violência (PPV), realizado no Estado durante o governo de Yeda (2007-2010). Serão resgatados ações e resultados da iniciativa, que reduziu taxas de criminalidade em 50 dos bairros mais violentos do RS por meio de convênios e ações integradas. Entre 2007 e 2010, o número de latrocínios caiu quase 40%, enquanto o de roubo de veículos reduziu em cerca de 30%.

Para Yeda, o sucesso da iniciativa tem relação direta com a articulação de ações multissetoriais. Outras experiências que contaram com a participação da parlamentar seguiram esse formato. Foi o caso da Comissão de Combate à Fome e à Miséria, no governo Itamar Franco (1992-1995), com o trabalho conjunto de todos os ministérios e instituições como Caixa e Banco do Brasil.

Dados

O Brasil encerrou 2016 com uma triste estatística: mais de 61 mil mortes violentas foram registradas no país, o equivalente a sete assassinatos por hora. Para desenvolver um programa nacional que modifique esse quadro, foi criada a Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência.

Reunindo mais de 270 congressistas e uma ampla rede de agentes sociais, o grupo é presidido pela deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS). Nesta segunda-feira, 4 de dezembro, às 8h30, a Frente realiza no Rio Grande do Sul a primeira de uma série de 10 reuniões – 5 regionais e 5 nacionais – para discutir boas iniciativas na área em todo país.

*Com informações da assessoria da deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS).