Notícias

Câmara debate violência contra crianças e adolescentes no Brasil

A Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente tomou a iniciativa de promover o debate, após pesquisa de 2013 que mostra que a grande maioria das pessoas desconhece a legislação. Pelos dados, 29 crianças e adolescentes são vítimas de homicídio todos os dias no Brasil e a cada dois dias, um bebê é vítima de violência sexual.

Os números foram apresentados no seminário. O recorte racial está presente em todas as violências contra crianças e adolescentes, segundo Gisele dos Anjos Santos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades: 70% das crianças vítimas de exploração sexual são negras.

Segundo Gisele Santos, um jovem negro morre a cada 23 minutos no Brasil, 63 jovens negros morrem por dia no Brasil e 23 mil e 100 morrem por ano.

Desconhecimento

Uma pesquisa de 2013 apresentada durante o seminário revelou que 81% dos entrevistados não conhecem os direitos de crianças e adolescentes.

Karina Figueiredo, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, afirmou que a educação sexual, por exemplo, em vez de estimular o sexo precoce, como se pensa no senso comum, faz com que os jovens se preparem melhor e acabem adiando a iniciação sexual e exercendo a sexualidade com mais segurança e respeito. Ela defende que o tema seja tratado com as crianças desde cedo, para que elas conheçam seus corpos e saibam se defender de abusos.

A campanha “Defenda-se: autodefesa de crianças contra a violência sexual” foi apresentada por Pâmela Ribeiro, do Grupo Marista. São 10 vídeos de curta duração que auxiliam as crianças a reconhecer e evitar situações de violência.

*Com informações da Agência Câmara.