Notícias

Bruna Furlan: Comissão homenageia brasileira que ajuda compatriotas

Deputada Bruna Furlan (SP)/ Foto: Lúcio Bernardo Jr.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Bruna Furlan (PSDB-SP), em parceria com outros parlamentares sugeriram a aprovação de Moção de Regozijo e Louvor a Luciana Durço, fundadora do grupo Mulheres de Orlando, na Flórida (EUA), pelo “brilhante trabalho” de apoio e orientação às mulheres brasileiras residentes na região.

Luciana, 37 anos, é brasileira, casada, mãe, administradora de empresas e há mais de três anos reside em Orlando. Com um olhar atento e generoso, Luciana percebeu ao seu redor as dificuldades que mulheres brasileiras, recém-chegadas ao estado norte-americano, enfrentam para instalar suas famílias, principalmente para aprender um novo idioma, matricular os filhos na escola, entre outras questões, como dúvidas com alimentação, serviços de saúde e emprego.

Em 2016, a brasileira fundou o grupo “Mulheres de Orlando” com o objetivo de ajudar essas mulheres. Por meio de um aplicativo de troca de mensagens, são oferecidos apoio e orientação. Em pouco tempo, outros subgrupos foram criados para atender a demanda. Atualmente, o grupo do aplicativo conta com mais de 1500 mulheres, e há 20 delas denominadas “madrinhas” que monitoram as mensagens sob o comando de Luciana.

“O empenho de Luciana em ajudar as brasileiras que vivem em Orlando vai além da troca de informação online. O grupo também realiza eventos, encontros e ações sociais para ajudar a comunidade brasileira”, ressaltam os parlamentares.

Recentemente, Luciana Durço recebeu o prêmio de “Empoderamento das Mulheres de Negócios de Orlando”, criado pelo Conselho de Cidadãos da Flórida com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Miami. Também ganhou o prêmio “Notaveis”, que ocorre anualmente em Nova Iorque.

*Do Portal do PSDB na Câmara.