Acompanhe

Maceió promove a Semana do Bebê

A Semana do Bebê começou em Maceió (AL) e foi oficialmente aberta com o primeiro bebê maceioense, nascido no domingo (5), na capital. Filho de Joyciara Silva e Andrei Fragoso, Júlio Andriel da Silva Fragoso Neves chegou ao mundo às 4h da manhã, no Hospital Geral Santo Antônio, e agora, durante uma semana, será o bebê-prefeito de Maceió.

Em sua terceira edição, a Semana do Bebê em Maceió é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef). O principal objetivo é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância, que consiste no período entre 0 e 6 anos de idade.

“Estamos com diversas ações para lembrar importância da primeira infância no desenvolvimento das crianças. É o período onde acontece toda formação cognitiva, afetiva e motora”, disse o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB-AL), pai de duas meninas. “A gente tem que aproveitar intensamente cada momento para estar junto do filho.”

A vereadora Tereza Nelma (PSDB-AL) elogiou a iniciativa. “Parabéns a toda a equipe. É satisfatório trabalhar e conviver com vocês”, disse ela. A presidente do PSDB-Mulher, Adriana Vilela Toledo, também destacou a importância da Semana do Bebê.

Nesta semana, as maternidades de Maceió receberão orientações sobre boas práticas, segundo a coordenadora municipal de saúde da mulher e da Rede Cegonha da capital, Suzângela Mendonça.
Ações

A articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió, Juliana Vergetti, destacou o papel do poder público nos cuidados com a primeira infância. “Os primeiros mil dias de vida são fundamentais para o vínculo com a família. Então o bebê-prefeito simboliza que a criança é prioridade absoluta, que o bebê é prioridade inclusive para todos nós que compomos o poder público”, pontuou.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) levou um circuito educativo com orientações sobre sinalização e boas práticas de trânsito. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) disponibilizou objetos de materiais reciclados, como cata-vento e sofá, ambos confeccionados de garrafa pet.

No estande da Semds, a criançada também pôde desenhar e receber orientações sobre separação do lixo. A Associação Pestalozzi de Maceió levou atividades de pintura no rosto, recreação e massagem Shantala. Já a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) apostou em uma oficina de musicalização e um circuito sensoriomotor, trabalhando a parte tátil e motora dos pequenos.

A Universidade Federal de Alagoas, por meio do curso de Nutrição, ofereceu informações sobre alimentação saudável no período da gestação até a primeira infância. Também tiveram apresentações culturais, banda da Guarda Municipal e atividades da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

*Com informações da Prefeitura da Maceió (AL).