Cristina Lopes quer investigar irregularidades em UTIs de Goiânia

A vereadora Cristina Lopes (PSDB-GO) recomendou à Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores de Goiânia para apurar possíveis irregularidades na prestação do serviço público de saúde vão iniciar a investigação sobre a oferta de vagas de UTI na capital de Goiás. Ao longo deste ano, os técnicos elaboraram um relatório elencando uma série de deficiências do sistema público de saúde de Goiânia.

O relatório revela déficit no número de leitos ofertados em relação ao cadastro firmado com o Ministério da Saúde. O documento denuncia ainda atraso no pagamento de recursos por parte da Prefeitura de Goiânia aos hospitais credenciados referentes a serviços de terapia intensiva prestados e em relação aos quais o estado já fez o repasse.

Segundo o documento, a prefeitura recebe recursos para oferecer 522 leitos, conforme o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde. Mas mantém apenas 447. “Para o Ministério da Saúde, Goiânia tem leitos suficientes. Mas nem todos esses leitos vêm funcionando. É gravíssimo. É o corredor da morte, tantas vezes denunciado”, criticou a tucana.

O documento produzido pelos técnicos também revela que está quitada até setembro a parte que cabe ao Estado para a manutenção de leitos de UTI na rede conveniada regulada pela Prefeitura em Goiânia. “E a informação que temos da Associação dos Hospitais é que, neste ano, nenhuma unidade recebeu pelos serviços prestados”, informa a vereadora.

*Com informações da assessoria da Dra. Cristina Lopes (PSDB-GO).