Notícias

PSDB-Mulher-MA: Temos de celebrar projetos feministas no Brasil

A presidente do PSDB-Mulher do Maranhão, Pryscilla Moraes (PSDB-MA), destacou a importância do financiamento para os projetos de empoderamento feminino, na busca da igualdade de gênero no país, mas ressaltou que é preciso fiscalização e um direcionamento adequado das verbas para que os projetos sejam eficazes.

Pryscilla Brandão se refere aos 14 projetos brasileiros com enfoque na mobilização de mulheres para a defesa de seus direitos, formação política e ação feminista coletiva foram contemplados pelo Building Movements – Feminismos Contemporâneos – organização é uma aliança em defesa dos direitos femininos formada pela British Council, ONU Mulheres, Open Society Foundations e Fundo ELAS.

Na lista de projetos escolhidos estão ações ligadas à formação política feminista com lideranças do movimento de trabalhadoras domésticas em Nova Iguaçu e Volta Redonda, no Rio de Janeiro; formação de uma rede de mulheres ciclistas e ativistas por um meio de transporte sustentável e democrático em São Paulo; capacitação de mulheres quilombolas do Maranhão para enfrentamento à violência e liberdade dos territórios; instalação e manutenção de uma rádio comunitária indígena com as guerreiras Pankararu de Pernambuco, entre outros.

“Fico muito feliz em saber que estão valorizando este tipo de projeto, mas espero que não fique apenas no papel e que as iniciativas não sejam usadas para fins políticos. É preciso seriedade e respeito quando se fala em mobilização feminina”, disse Pryscilla Brandão.

A tucana afirmou ainda que é preciso focar no verdadeiro objetivo de cada projeto e reforçar o comprometimento dos envolvidos em aumentar os espaços das mulheres na sociedade.
Ao todo, serão R$ 350 mil distribuídos para as iniciativas de fortalecimento feministas em todo o Brasil. Cada projeto vai receber R$ 25 mil.