Notícias

Porto Velho (RO) faz campanha pela prevenção ao câncer de mama

O Departamento de Políticas Públicas para Mulheres de Porto Velho (RO) organizou, no fim de semana, uma ação que promove a prevenção do câncer de mama, em função da campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu no Espaço Mulher, e contou com a presença de muitas tucanas do diretório do PSDB-Mulher de Porto Velho (RO). O foco do município tem sido conscientizar as mulheres da região sobre a importância de prevenção precoce dos nódulos.

Para a integrante do diretório regional do segmento na cidade e coordenadora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Gina Brito (PSDB-RO), as ações da campanha são fundamentais, e não somente durante o mês de outubro.

“Campanhas que incentivem o cuidado com a saúde da mulher são necessárias sempre, que deem visibilidade, e também deem condições para que as mulheres sejam atendidas”, ressaltou Gina Brito.
A tucana disse que, na cidade, o engajamento na campanha é em prol da conscientização das mulheres de que o câncer de mama tem cura, por mais que os números sejam alarmantes.

“O foco aqui é na prevenção. Muitas mulheres ainda não foram incentivadas a se cuidar. Queremos enfatizar que o exame é acessível e essencial”, enfatizou Gina Brito.

A tucana destacou também que é preciso preparar as unidades de saúde para o atendimento à demanda de mulheres que precisam de cuidados em todas as idades. “Aqui em Porto Velho, estamos incentivando principalmente as mulheres com mais de 40 anos, que precisam fazer os exames regularmente. Os postos de saúde têm que estar equipados e preparados, com mamógrafos, equipamentos em bom estado”, pontuou.

A ação na cidade contou com palestras de especialistas na saúde da mulher, que falaram sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Pela manhã, as participantes passaram por oficinas de embelezamento, a fim e se sentissem mais bonitas e resgatassem sua autoestima. Por fim, mulheres que já enfrentaram o câncer deram seus relatos e participaram de uma exposição de fotos de mulheres que venceram a doença.