Tragédia em Goiânia acende luz de alerta, diz tucana

A presidente do PSDB-Mulher do Mato Grosso, Euda de Oliveira (PSDB-MT), lamentou profundamente a tragédia que ocorreu em Goiânia, na semana passada, quando um adolescente de 14 anos atirou contra colegas, matando dois e ferindo outros quatro. Segundo depoimento, o garoto se queixava de bullying. Porém, Euda disse que o caso não deve ser tratado como um episódio isolado de bullying.

“Uma série de fatores contribuiu para este fim trágico. A falta de acompanhamento dos próprios pais em relação ao que o filho vivia na escola. Houve negligência da escola que também não agiu adequadamente e em tempo hábil para combater a violência. Certamente o garoto atirador apresentava sinais de que algo não ia bem”, afirmou a tucana.

Euda disse ainda que as referências que o adolescente tinha em casa podem ter contribuído para a tragédia. “O garoto sabia manusear perfeitamente uma arma, que inclusive estava ao alcance dele. Ele não era um bebê. Já tinha 14 anos e planejou tudo. É preciso acompanhar muito de perto as nossas crianças e adolescentes. Há inúmeros casos de suicídio por causa de bullying. É uma realidade muito cruel”, completou.

A tucana acredita que após as mortes em Goiânia o poder público levará mais a sério as políticas contra o bullying. “É preciso que as escolas invistam em acompanhamento psicológico, palestras educativas, debates em sala de aula e tudo o que for necessário para munir nossos jovens de informação. É preciso demonstrar também as consequências de ser um agressor”, disse.

O adolescente, que atirou na escola, disse ter se inspirado em duas outras tragédias: os massacres de Columbine, nos Estados Unidos, e Realengo, no Rio de Janeiro. O estudante foi transferido para um centro de internação em Goiânia (GO) onde deverá permanecer por 45 dias. Advogada que representa o adolescente afirmou que ele está “abalado” e “arrependido”.

Após as mortes, a deputada Shéridan (PSDB-RR) retomou o tema como prioridade das discussões no Congresso. A tucana é autora de duas proposições, que tratam de bullying, ao referir-se sobre o assédio moral e o assédio moral virtual.

“O bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Na Câmara, apresentei alguns projetos relacionados ao assunto com objetivo de conscientizar a nossa juventude e a nossa sociedade sobre a importância de combater este tipo de agressão. O bullying é coisa séria, não é brincadeira”, ressaltou a deputada.

*Com informações da TV Globo.