Frente de Prevenção à Violência será lançada dia 24

Autora da proposta que cria a Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência, a deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS), convidou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para participar do lançamento do movimento no próximo dia 24 de outubro.

“A Frente Parlamentar de Prevenção à Violência atuará de forma coordenada e articulada com as comissões temáticas do Congresso Nacional, pela promoção de uma cultura de prevenção à violência e de uma cultura da paz”, disse a tucana.

Para Yeda Crusius, o objetivo da Frente Parlamentar Mista é atuar na tentativa de reduzir os índices de violência em todo o país. Além de deputados e senadores envolvidos, a tucana conversou com os ministros Osmar Terra (Desenvolvimento Social) e Sérgio Westphalen Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional).

Mais de 230 deputados e senadores já aderiram, há, ainda a expectativa de participação de integrantes de assembleias legislativas estaduais, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras municipais.

“É um canal aberto à participação de representantes de todos partidos políticos e de todo cidadão ou entidade que aceite e deseje transformar o nosso país em uma nação mais segura e pacífica”, afirmou Yeda Crusius.

Em sua gestão como governadora do Rio Grande do Sul (2007-2010), Yeda Crusius elaborou um Programa de Prevenção à Violência (PPV) focado nas comunidades de maior risco do estado. Por meio de convênios e ações integradas, Yeda conseguiu reduzir a taxa de criminalidade e violência em várias cidades. Foi estimulada a inserção de jovens dos bairros mais violentos em políticas sociais.

“O programa possibilitou selecionar, a partir do mapa da violência, os 50 bairros mais violentos do Rio Grande do Sul. O número de homicídios foi reduzido com políticas baseadas em um programa municipalizado de prevenção à violência. A violência é uma epidemia no Brasil e, antes mesmo de ser combatida, precisa ser prevenida”, afirmou a tucana.

*Com informações da assessoria da deputada Yeda Crusius (PSDB-RS).