Notícias

Cotas para as mulheres e empoderamento em pauta na Câmara

A Câmara tem votações e discussões importantes para as mulheres ao longo desta semana. A previsão é que o plenário da Casa vote a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê 10% de vagas na primeira eleição após a criação das cotas, 12% na segunda e 16% na terceira.

A proposta incide diretamente sobre a reserva de vagas para as mulheres na Câmara Federal, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais

A proposta que reserva uma cota de vagas para as mulheres na Câmara dos Deputados (PEC 134/15) é o destaque do plenário. A votação deve ser, nesta terça-feira (10), mas ainda precisa de confirmação que ocorrerá durante a reunião dos líderes partidários.

Audiência

Na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, está prevista a audiência pública “Proteger as meninas no presente para empoderar as mulheres do futuro”. Em discussão o relatório Situação da População Mundial 2016, do Fundo de População da Nações Unidas (UNFPA).

Para a audiência são esperadas a promotora de Justiça e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude do MPDFT, Luisa de Marillac Xavier dos Passos; a representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas, Fernanda Lopes; e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.

*Com informações da Agência Câmara.