Notícias

Relatos de quem venceu a doença inspiram em Vacaria (RS)

A vereadora de Vacaria (RS) Vanessa de Almeida Boeiro (PSDB), em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, abriu a campanha Outubro Rosa na Câmara Municipal. A tucana ressaltou a prevenção à doença e a importância da realização do exame de mamografia estão entre os destaques.

Na abertura da programação, a ginecologista Sandra Bortolon enfatizou os cuidados que as mulheres devem ter com a própria saúde, fazendo autoexame com freqüência e ao perceberem alguma anormalidade procurar um médico.

Após a palestra, um grupo de mulheres que enfrentou o câncer de mama se reuniu em uma mesa-redonda para compartilhar suas histórias de vida. Foi um momento de muita emoção para elas que relatavam a luta que travada e para quem ouviu os depoimentos.

Algumas mulheres contaram sobre a experiência de retirada da mama, a mastectomia, e também detalharam como foi o processo de superação física, emocional e psicológica. Para Vanessa Bueiro, foi um momento especial do evento.

“Elas deixaram mensagens de prevenção e de amor próprio. Este foi um evento para ficar na história e no coração de todas as pessoas que participaram”, disse a tucana.

Vanessa Bueiro contou que muitas das mulheres presentes se emocionaram e ressaltaram a importância da família e dos amigos para superação da doença. “O relato delas tocou nosso emocional, e foi importante pra gente começar a pôr em pratica coisas simples como o exame do toque, as vezes a gente acha que não é necessário, que não vai acontecer”, observou.

Ainda este mês, haverá uma caminhada em prol da campanha. A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria promove a venda de produtos a fim de arrecadar verbas para colaborar no tratamento de mulheres diagnosticadas. Uma apresentação de teatro deve fechar o ciclo de ações no município.