Outubro Rosa na Paraíba se concentra na busca pela conscientização

A presidente do secretariado estadual do PSDB-Mulher da Paraíba, Iraê Lucena, destacou que a campanha do Outubro Rosa 2017 ganha novas proporções. Para ela, a conscientização que antes era tímida, agora atinge a muito mais mulheres do que antigamente.

Na Paraíba, o PSDB-Mulher está se organizando para realizar o encontro regional do segmento, que será o ponta pé inicial das ações do Outubro Rosa do secretariado no estado. Na ocasião, serão debatidos mecanismos de combate ao câncer de mama e distribuídos laços cor de rosa – símbolo da campanha.

“O rosa está chegando a muitos lugares, nas luzes do Congresso, em discussões dos poderes, homenagens, ações por todo o país, todas essas manifestações são formas de enriquecer e dar força à causa”, destacou a tucana.

Iraê Lucena chamou a atenção para a importância da campanha que é essencial não apenas na conscientização e no tratamento, pois serve também como forma de ressaltar a necessidade de melhorias no sistema de saúde que ainda é muito precário.

“Estamos mobilizando os postos de atendimento na promoção de ações que ampliem o atendimento das mulheres que buscam apoio. O sistema ainda é precário, essa é uma forma de ver que a saúde no país precisa se preparar melhor para atender à grande demanda de mulheres que busca o atendimento”, pontuou.

Prevenção

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB) frisou a importância de alertar as mulheres sobre os caminhos da prevenção. “É um mês voltado para que as mulheres tenham a oportunidade de fazer os exames. Muitas delas não têm condições de fazer. A mamografia é uma ação muito importante para a saúde da mulher”, ressaltou.

A divisão médica da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ampliou o atendimento à população ofertando exames citológicos e a mamografia. Informativos foram distribuídos para chamar a atenção das mulheres para a prevenção.