Notícias

Paraguaçu Paulista promove Semana Rosa

A prefeitura de Paraguaçu Paulista (SP), administrada pela tucana Almira Garms (PSDB-SP), planejou uma semana inteira dedicada à campanha mundial do Outubro Rosa – que promove ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Será a  Semana Rosa, de 16 a 21 de outubro, que envolve  mutirões de atendimento médico, palestras, caminhadas e doações.

O primeiro dia será dedicado aos exames preventivos papanicolau e mamografia. Para a vereadora Neide Teodoro (PSDB-SP), este é o dia mais importante da campanha, pois, a partir do diagnóstico correto, é possível tomar as providências necessárias para combater a doença.

A prevenção é tudo. O diagnóstico correto é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Infelizmente em Paraguaçu Paulista nós temos muitos casos de câncer de mama. Esperamos zerar nossa demanda de exames já no primeiro dia da Semana Rosa”, disse a vereadora.

A tucana afirmou que a ideia é conscientizar o maior número de mulheres possível sobre a importância do cuidado e da atenção com o próprio corpo. “Ainda existem mulheres que são resistentes à prevenção e ao tratamento e queremos alertá-las do perigo que é da inércia nesses casos. É preciso agir contra essa doença”, alertou.

Neide explicou que a parceria entre a prefeitura e a Associação de Combate ao Câncer permitirá a doação de perucas para as mulheres que já estão submetidas à quimioterapia. “As mulheres vítimas do câncer têm a autoestima abalada porque o cabelo é uma parte importante da nossa feminilidade. Além das perucas, também vamos doar lenços”, completou.

Durante a semana também haverá caminhadas de conscientização, curso de defesa pessoal, palestras sobre outros tipos de câncer e diferentes tipos de exames gratuitos.