É necessário combater o ‘surto’ de violência, diz Yeda Crusius

Na semana em que se comemora Dia Internacional da Não Violência (02/10) o mundo assistiu estarrecido ao tiroteio em Las Vegas, em que 58 pessoas morreram e mais de 500 pessoas ficaram feridas. A deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS) alerta sobre a necessidade de buscar mecanismos para reduzir a violência no Brasil e no mundo.

“É para enfrentar esse surto, pelo menos aqui no Brasil, que trago para o Congresso a Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência, em que resgato uma experiência de meu governo no Rio Grande do Sul que deu extremamente certo”, afirmou a tucana.

Em seguida, Yeda Crusius acrescentou:  “Antes de combater é preciso prevenir”. “Hoje, mais do que nunca, é preciso falar em não violência, em solução de conflitos, em buscar ideias que ajudem a interromper a espiral ascendente de crueldade e fúria que ameaça a todos”, acrescentou.

Nos últimos dias, houve o episódio na França em que um homem apontado como terrorista esfaqueou e matou duas mulheres, antes de ser abatido por policiais. No dia da votação do plebiscito de independência na Catalunha, mais de 800 pessoas ficam feridas em confrontos com policiais.

No Brasil, só na semana de 21 a 28 de agosto, foram mortas violentamente 1.195 pessoas. “Para onde quer que olhemos, uma conclusão: enfrentamos uma epidemia mundial de violência”, disse a deputada federal.

*Com informações da assessoria de imprensa da deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS).