Notícias

Renca: A Amazônia é de todos, diz Shéridan

A deputada federal Shéridan (PSDB-RR) usou as redes sociais para comemorar a revogação do decreto que extinguia a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), localizada nos estados do Pará e Amapá: “A Amazônia é um dos nossos patrimônios nacionais e é interesse de todos nós a sua preservação”.

“O governo federal decidiu revogar o decreto que extinguia a Renca, Reserva Nacional do Cobre e Associados, área de aproximadamente 4 milhões de hectares na divisa do sul e do sudoeste do Amapá com o Pará”, ressaltou a tucana

A reserva mineral havia sido extinta por decreto em 22 de agosto e provocou diversas manifestações de políticos e da sociedade civil. No último dia 31, o governo paralisou todos os processos envolvendo a reserva e anunciou que faria uma consulta pública sobre o assunto.

Apesar do anúncio de revogação, parlamentares devem manter o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar o decreto.

A suspeita é de que empresários canadenses interessados na exploração da área teriam sido favorecidos com a publicação de extinção da Renca.

*Com informações da Agência Brasil.