Notícias

É preciso criar a Semana de Valorização da Vida, alerta Mariana Carvalho

Neste mês do Setembro Amarelo, de alerta e prevenção ao suicídio, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defende a retomada das discussões sobre o projeto dela que sugere a criação do Plano Nacional de Valorização da Vida. A proposta é promover semana anterior a 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

“A criação da semana ajuda a superar o fato da sociedade ainda tratar o tema como tabu. Precisamos formular estratégias e políticas de prevenção ao suicídio”, disse a deputada nas redes sociais.

A Semana Nacional de Valorização da Vida pretende alertar a população sobre como diagnosticar possíveis suicidas, utilizando veículos de comunicação de grande acesso à população, promover o encontro com especialistas, elaborar e distribuir cartilhas didáticas.

Ao justificar a criação da Semana Nacional de Valorização da Vida, a tucana lembra que o suicídio é problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano no mundo e o número estimado de pessoas que tentam o suicídio é 20 vezes maior em relação aos que conseguem efetivar o suicídio.

No Brasil, segundo dados oficiais, só em 2012, mais de 10 mil casos de suicídio foram registrados e a taxa de suicídio na população geral foi de 5,3 por 100 mil habitantes, sendo de 6,9 por 100 mil habitantes entre os jovens de 15 a 29 anos e quase 19 vezes maior entre indígenas que a média nacional.