Sem categoria

Teotonio Vilela Filho aconselhou as mulheres sobre como enfrentar a vida política

Presidente nacional do PSDB, ex-governador e ex-senador Teotônio Brandão Vilela Filho (AL), abriu as portas da casa dele para receber as mulheres que reivindicavam mais espaço na legenda. Após ouvir atentamente, disse às mulheres que elas teriam o apoio que precisavam para criar um segmento próprio. Assim, o PSDB-Mulher, ainda como projeto, foi adiante, no final dos anos de 1980.

“Nós invadimos a casa do Teotônio Vilela e fomos muito bem recebidas por ele”, lembrou a deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), sem esconder a ponta de orgulho pela ousadia. “Ele foi excepcional conosco.”

Filho do também ex-governador de Alagoas Teotonio Brandão Vilela, que se tornou referência na luta pela liberdade política e a redemocratização do Brasil, o então presidente do PSDB incentivou as mulheres e orientou sobre a necessidade de elas se aperfeiçoarem e prepararem-se para os desafios impostos à vida política.

Teotonio Vilela Filho herdou do pai a sensibilidade e o respeito pelos princípios democráticos. O pai de Vilela Filho, Teotonio Brandão Vilela virou símbolo nacional pela democracia. Em 1983, Milton Nascimento e Fernando Brant lançaram em homenagem a ele a composição “O Menestrel das Alagoas”, que na voz de  Fafá, transformou-se em hino da campanha das Diretas Já.

Em setembro de 1995, o PSDB criou o Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudos e formação política do partido e, em 25 de abril de 2005, foi inaugurado, em Maceió, o Memorial Teotônio Vilela, uma obra de Oscar Niemeyer em homenagem ao Menestrel das Alagoas.