Notícias

PE: Tucana quer transporte gratuito para crianças com síndrome

Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE), afirmou que vai tomar medidas para que o serviço gratuito de transporte especializado estadual – o PE Conduz – atenda crianças com a Síndrome Congênita do Vírus da Zika.

“Vamos mandar ofícios às secretarias estaduais de Saúde e de Desenvolvimento Social pedindo que se entendam nesse sentido”, informou parlamentar durante reunião da Frente, nesta segunda-feira (7), na qual participaram mães de crianças de crianças portadoras da síndrome.

Terezinha disse, ainda, que convocará reunião com representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para mobilizar as prefeituras a assumirem responsabilidade pelo transporte desses pacientes.

A tucana voltou a tratar do tema na reunião plenária da Assembleia Legislativa nesta segunda. Pontuou, em pronunciamento na tribuna, os maiores gargalos ao tratamento de crianças com a Síndrome Congênita do Vírus da Zika.

“Faltam profissionais de fisioterapia respiratória na rede pública, mas o maior problema é a falta de condição das mães para se deslocar diariamente com essas crianças. Queremos sensibilizar outros municípios para ajudar a minimizar esse problema. A secretaria estadual de Saúde também se comprometeu a resolver a situação”, informou.

*Com informações da assessoria de imprensa do PSDB de Pernambuco.