Notícias

Juventude do PSDB-MS promove fórum para discutir o protagonismo na política

Com o apoio do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e do grupo político TamoJunto, a Juventude do PSDB promoveu, neste sábado (5), a primeira edição do fórum “Novos Caminhos para a Juventude” em Campo Grande (MS). A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) foi uma das convidadas e contou sobre sua trajetória política.

“Iniciei minha vida política na JPSDB. Acredito do fundo do meu coração no protagonismo da juventude e trabalho intensamente para estimular que, cada vez mais, jovens ocupem espaços na política e na sociedade civil organizada”, afirmou Mariana Carvalho, que é atuante nas redes sociais.

Nas redes sociais, Mariana Carvalho destacou a importância do fórum: “Que bom reunir tanta gente que está preocupada com os rumos do nosso país. Ter a juventude como uma bandeira nos faz acreditar em um Brasil melhor, com mais esperança. Se você é jovem e deseja um futuro melhor, venha lutar com a gente. O Brasil precisa de você também.”

Fórum

O fórum reuniu mais de 150 pessoas em debates sobre a importância do protagonismo da juventude na política. Participaram a vice-governadora Rose Modesto (PSDB), o secretário de Administração e Desburocratização do Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto de Assis, o presidente do PSDB municipal, João Cesar Matogrosso, e os vereadores tucanos Delegado Wellington e André Salineiro.

O presidente da JPSDB de Campo Grande, Felipe Vinicios, destacou a importância da atuação dos jovens no cenário político.“Temos que formar os jovens, aumentar o interesse deles na caminhada política, colocar o jovem como protagonista”, ressaltou.

Em seguida, Vinicios acrescentou que: “Foi um evento pensado por nós justamente por sentir a necessidade de ter mais discussões, também com pessoas de outros estados, pessoas que estão na Câmara. Já dizia Franco Montoro: ‘A juventude é o pulsar das ruas’”.

O assessor especial de Juventude do Paraná, Edson Lau Filho, destacou sobre a importância da juventude na comunidade. Já o ex-presidente da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso do Sul, Anderson Barão, mencionou a força e o poder dos movimentos estudantis.

Importância

Na avaliação de Vinicios, o fórum foi “extremamente importante” também no sentido de criar uma mobilização maior para os jovens na política.

“Como presidente da Juventude tucana em Campo Grande, vi de uma maneira muito benéfica o evento porque contou com presenças nacionais também. A gente sente necessidade de ver essa mobilização da juventude. Precisamos do apoio dos deputados – estaduais e federais – de abraçar mesmo a juventude e fazer com que ela se torne também protagonista, se sinta parte do processo político. Foi isso que aconteceu neste fim de semana”, avaliou.

O tucano destacou ainda que a juventude pretende, ao lado do ITV municipal, promover um Laboratório de Aprendizagem Política (LAP) em outubro deste ano para mobilizar os jovens na atuação política.

“Estamos querendo trazer alguém de fora, como a Mariana Carvalho. O LAP já tem uma estrutura direcionada para a juventude. Precisamos dar formação e amparo para os nossos jovens, fazer com que nossa juventude esteja preparada para debater”, completou.