Notícias

Câmara Municipal de Maceió indica vereadora Tereza Nelma para acompanhar casos de síndrome congênita do Zika

A vereadora Tereza Nelma (PSDB) foi escolhida pelo presidente da Câmara de Maceió, Kelmann Vieira de Oliveira, para representar o Legislativo municipal nas atividades desenvolvidas contra as consequências do Zika vírus. O grupo de trabalho integrado ao ANIS – Instituto da Bioética irá intensificar a assistência aos bebês já afetados pela síndrome congênita do Zika, além de buscar novos casos em mulheres grávidas que estejam realizando o pré-natal.

Em 2016, o ANIS realizou um estudo de caso percorrendo 21 municípios. Foram entrevistadas 54 mães de crianças com a síndrome confirmada ou descartada. A maioria das mulheres da epidemia de zika em Alagoas são o retrato da desigualdade social brasileira: jovens, negras ou indígenas, pouco escolarizadas, desempregadas, três em cada quatro tiveram a primeira gravidez ainda na adolescência. Quase todas são totalmente dependentes da saúde, assistência social e educação pública.

Tereza Nelma, que atua na implantação de políticas públicas para as crianças com microcefalia, ressalta que o estudo é prova de como o estado e o município estão carentes de políticas públicas que colaborem no combate ao Zika. “O vírus continuar se espalhando é assustador. É um processo complicado e, por isso, desenvolver essas políticas públicas, tanto preventivas como de auxílio, são importantíssimas. O que estiver ao meu alcance para minimizar esses dados, junto à Câmara Municipal, certamente será feito”, afirmou a tucana.

Leia mais aqui.