Tucanos cobram de prefeito que reveja fim de programa de proteção às mulheres em Jaboatão

O atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, decidiu acabar com o “Botão do Pânico”, dispositivo que permite às mulheres acionarem de imediato a patrulha municipal quando se identificarem em situação de risco. A medida gerou dura reação da presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, deputada Terezinha Nunes – que levou a questão ao plenário da Assembleia – e do deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE).

O “Botão do Pânico” foi lançado em 2016 pelo ex-prefeito de Jaboatão Elias Gomes (PSDB) em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O uso do equipamento é pioneiro no Nordeste, oferecendo mais segurança e proteção a mulheres vítimas da violência doméstica, e fez parte de várias políticas voltadas para a promoção da mulher na gestão do tucano.

Em pronunciamento na Assembleia, Terezinha pediu ao governo de Jaboatão que reveja o posicionamento. “Entendo que em tempos de crise ajustes precisam ser feitos pelos municípios. No entanto, eles não podem comprometer políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. A medida deixará as mulheres desamparadas. Apelo para que a gestão se convença de que essa conquista precisa ser mantida”, defendeu.

Para o deputado Betinho Gomes, a medida é “fruto de quem não conhece a dor de mulheres vítimas de violência”. “Uma decisão arbitrária e absurda a do prefeito Anderson Ferreira de extinguir essa importante iniciativa que é o Botão do Pânico. Essa decisão é fruto de quem não conhece a dor de mulheres vítimas de violência. Deixo meu protesto, indignação e minha cobrança para que essa decisão seja urgentemente revista”, pediu o parlamentar.