Revolução de 1817: “O Brasil deve a Pernambuco o reconhecimento pelos ideais que até hoje almejamos alcançar”, diz Terezinha Nunes

Pernambuco celebra nesta segunda-feira (16/03) o bicentenário da Revolução de 1817, o primeiro movimento no sentido da independência do Brasil. O governo de Pernambuco preparou uma grande programação e outras instituições, como a Assembleia Legislativa do Estado, também organizaram solenidades para marcar a data.

No legislativo estadual, por iniciativa da deputada Terezinha Nunes (PSDB-PE), será realizada uma sessão solene nesta quarta-feira (08/03). A tucana é autora da lei nº 13.386, de 2017, que institui o 6 de março como a “Data Magna” de celebração da revolução que prenunciou a independência do país.

Hoje pela manhã, na abertura das festividades do bicentenário da Revolução de 1817, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado, a tucana participou da solenidade que homenageou alguns participantes do movimento, entidades e ex-governadores pernambucanos entre eles João Lyra Neto e Joaquim Francisco, ambos do PSDB-PE.

“Apesar de não ter conseguido, a partir de Pernambuco, fazer a independência brasileira, a Revolução de 1817 tornou irreversível a luta pela Independência, antecipando-se em cinco anos ao famoso Grito do Ipiranga que, mesmo nos mantendo distantes do jugo português, não nos garantiu nem a liberdade e nem a república preconizada pelos heróis pernambucanos. O Brasil deve a Pernambuco o reconhecimento pelos ideais gestados aqui e que até hoje almejamos alcançar”, destaca Terezinha Nunes