Notícias

Crise econômica eleva o número de brasileiros que usam 13º para pagar contas

07122011msantoseconomia007_1A recessão econômica sem precedentes deixada pelo governo Dilma Rousseff está forçando os brasileiros a encontrarem soluções criativas para conseguirem vencer o ano com as contas em dia. Uma das alternativas é usar o 13.º salário para quitar dívidas. O dinheiro extra, em tese, deveria servir para reforçar as festas de fim de ano ou fazer economias, mas está sendo usado para que muitos brasileiros consigam entrar em 2017 com dívidas reduzidas.

Um levantamento feito pela empresa Lendico Fintech, que atua no ramo do crédito pessoal, mostrou que o número de brasileiros que usarão o salário extra para pagar contas aumentou de 51% em 2015 para 56% em 2016. As informações são de matéria publicada nesta segunda-feira (19) pela revista Veja.

A pesquisa foi feita com mais de 5.000 pessoas com renda média na casa dos R$ 3 mil por mês. Além deste fato, o relatório revelou uma mudança no comportamento do consumidor, que agora está mais preocupado em poupar e investir.

O economista do birô de crédito Boa Vista SCPC, Flávio Calife, no entanto, revelou à revista que o uso do 13.º salário para quitar dívidas tem pouca influência sobre a inadimplência, já que as pessoas estão mais preocupadas em honrar os pagamentos de despesas do que quitar dívidas antigas. Além disso, as contas do início do ano são uma forte razão para o consumidor poupar, explica o economista.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria na revista Veja.