Notícias

Mudanças no FGTS propostas pelo governo Temer trarão benefícios ao trabalhador no longo prazo

Foto: EBC
Foto: EBC

Foto: EBC

Brasília (DF) – O governo do presidente Michel Temer anunciou, na semana passada, mudanças no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que beneficiarão os brasileiros no longo prazo. Metade do lucro anual do fundo passará a ser dividido com os trabalhadores, como forma de compensar o baixo rendimento dos recursos sem elevar o custo para financiamentos imobiliários. As informações são de reportagem publicada nesta segunda-feira (19) pelo jornal Folha de S. Paulo.

A medida vai ajudar a aumentar as reservas dos trabalhadores para a compra da casa própria ou para a aposentadoria, por exemplo, mas deverá ser sentida no longo prazo. Com a distribuição dos lucros, a rentabilidade do FGTS poderá chegar a 6% ao ano, próximo ao registrado na caderneta de poupança. Atualmente, o dinheiro no fundo rende 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial).

Esse valor ficará na conta do trabalhador, devendo seguir as mesmas regras de resgate que os demais recursos. “É mais do que justo”, destacou o presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, Mario Avelino. “Esse projeto já existia há dez anos, para minimizar essa perda da TR”, disse.

O recurso extra ainda depende da aprovação de um projeto de lei complementar, devendo começar a valer a partir de 2018.

Leia AQUI a íntegra da reportagem do jornal Folha de S. Paulo.