Notícias

Com a crise econômica, prévia do PIB encolhe em outubro

fabrica_2A prévia do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, medida pelo Banco Central, iniciou o mês de outubro com contração de 0,48% na comparação com setembro. O nível de atividade econômica do país continua em uma sequência de contas vermelhas, já que o BC também registrou um acúmulo de queda de 5,29% em doze meses.

A retração de outubro mostra intensificação em relação ao mês anterior, quando foi registrado um encolhimento de 0,08%. Também foi o quarto mês seguido de queda do nível de atividade. Em 2016, o indicador caiu em quase todos os meses, com exceção de abril e junho.

O deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO) responsabiliza o governo Dilma pelo enfraquecimento da economia do Brasil. “A extração da economia é fruto dos seis anos de ações totalmente erradas na economia. Agora, o brasileiro vai ter que ter paciência porque, enquanto as medidas sanatórias não forem tomadas, não vai haver uma recuperação econômica. A PEC do limite de gastos é o primeiro passo, mas tem outros que precisam ser tomados.”

O deputado Fábio Sousa ainda chamou atenção para o alto índice de desemprego no país – atualmente com uma taxa de 11,8% verificada no mês de outubro. Para o tucano, é  necessário investir em medidas que possam atrair novos índices de investimento para Brasil.
“Tem outras medidas que incentivam também o investimento. Nós estamos com muita falta de investimentos, e a falta do investimento faz a economia retrair. É o que aquece a economia. O Congresso precisa pensar dessa forma. Uma das coisas que nós precisamos fazer é bolar formas de geração de empregos. O desemprego está muito alto. Porque você gerando emprego, faz a economia girar.”