Notícias

Para Moro, ação de Lula contra delegado da PF é “lamentável”

Brasília- DF- Brasil- 07/04/2015- O juiz federal Sérgio Moro participa de apresentação de um conjunto de medidas contra a impunidade e pela efetividade da Justiça, na sede Associação dos Juízes Federais do Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

juiz Sérgio Moro FOTO Fabio Rodrigues Pozzebom-Agência BrasilA iniciativa da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de processar o delegado Felipe Pace e a equipe de investigações da Polícia Federal que apura desvios na Petrobras foi criticada pelo juiz Sérgio Moro. De acordo com matéria do jornal Valor Econômico, em despacho nesta quinta-feira (8), o juiz chamou de “lamentável” a tentativa de desqualificar o trabalho da PF.

Segundo o Valor, a defesa do petista entrou com uma ação de reparação por danos morais de R$ 100 mil contra Pace por ter afirmado, no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, que o ex-presidente foi identificado com o codinome de “amigo” nas planilhas de propinas apreendidas na empreiteira Odebrecht. Ao autorizar o compartilhamento das informações do processo para que a Advocacia Geral da União (AGU) faça a defesa do delegado, Moro lamentou que “autoridades públicas, no exercício de seu dever legal, fiquem sujeitas a retaliações por parte de investigados que confundem o exercício do dever funcional com ilícitos”.

O ex-presidente também já moveu uma ação contra o próprio Moro por abuso de autoridade. Indiciado pela PF em julho, Lula está na mira de quatro processos da Lava Jato.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.