Notícias

Lula e seu filho são denunciados novamente pelo MPF, dessa vez na Zelotes

Lula durante depoimento de Dilma no Senado no processo de impeachment FOTO Pedro França:Agência SenadoBrasília (DF) – Réu na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado mais uma vez pelo Ministério Público Federal de Brasília (MPF-DF), dessa vez pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes. Outras três pessoas também foram indiciadas – entre elas, um dos filhos do ex-presidente, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva.

As informações são de reportagem publicada nesta sexta-feira (9) pelo portal G1. O Ministério Público acusa Lula ter usado de sua influência para interferir em contratações do governo federal no período em que já não era mais presidente. Entre as negociações mencionadas, estão a compra de 36 caças do modelo Gripen e a prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos, por meio da edição de Medidas Provisórias (MPs). Os casos ocorreram entre 2013 e 2015, quando a petista Dilma Rousseff já era presidente da República.

Já o filho de Lula, Luís Cláudio, é acusado de ter recebido ao menos R$ 2,5 milhões dos empresários Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, também denunciados pelo MPF-DF. Os repasses teriam sido feitos como contrapartida à atuação de Lula a favor da empresa dos investigados, a Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M), que tinha como clientes as empresas automotivas beneficiadas pelas MPs aprovadas pelo governo.

Leia AQUI a íntegra da reportagem do portal G1.