NotíciasOpinião

“Convocação às mulheres”, por Nathalia Tupan

Nathalia Tupan 2 retangularNós mulheres somos conhecedoras de nossas lutas. Só nós sabemos o quanto é difícil militar na causa feminina, ora porque a questão cultural com relação a esse assunto é difícil de mudar, ora porque, mesmo tendo Leis modernas como a Maria da Penha, que abordem a violência contra a mulher, estas não têm a efetividade fora do papel que deveriam ter.

Explicar principalmente aos homens o que é ser mulher, o que é não querer ser assediada, ou o quanto é difícil e humilhante desempenhar a mesma função que os homens, porém com salários mais baixos, é uma tarefa difícil que enfrentamos diariamente.

Hoje somos 54% do eleitorado brasileiro e, ao meu ver, o voto é uma das principais armas na luta por uma sociedade mais justa. Ora, então neste momento de escolha de prefeitos e vereadores estamos realmente fortes e não podemos deixar de usar isso a favor das nossas causas. A hora é agora! Não vamos esperar os resultados das urnas para depois ver o que os eleitos farão em relação as mulheres.

Precisamos escolher quem estará lá nos representando e mais ainda, podemos colocar nossas representantes lá, podemos eleger mais mulheres, ter dentro das câmaras e prefeituras pessoas que sentem o que nós sentimos, pessoas para quem não precisamos nos desdobrar em mil pedaços para que compreendam que as nossas demandas são sérias e atende-las é uma questão de justiça e de direito.

Em minha cidade por exemplo, das 15 cadeiras na câmara, hoje, somente UMA é ocupada por mulher. Nestas eleições temos menos de 33% de candidatas mulheres concorrendo a uma cadeira de vereadora. Essa realidade é absurda e revoltante, mas nós podemos e vamos mudar isso AGORA!

Queridas amigas, às vésperas das eleições venho convoca-las a mais uma vez com a firmeza de sempre nos unirmos para mostrar que não estamos aqui de mimimi, que a nossa conversa não é fiada, a nossa causa é séria e se os candidatos não nos olharem com bons olhos, não permitiremos que eles nos representem.

Vamos todas às urnas no domingo, com nossos candidatos definidos antes! Vamos neste momento analisar as propostas e votar naqueles que estão falando com a gente AGORA. Vamos dar preferência às candidatas mulheres e caso não seja possível vamos votar nos homens que tenham políticas públicas em seus planos de governo que contemplem os nossos interesses, que sejam voltadas para nós.

Vi vários candidatos Brasil afora se declarando contra ideologia de gênero, achando que isso é razão para alguém votar nele. O que é isso? Em pleno século XXI, em pleno 2016? Fico me perguntando se este cidadão não tem mãe, ou se ele nasceu em alguma incubadora tipo aquelas do jogo do Pokémon. Aliás até para estar em um ovo uma fêmea tem que botar, né?

Então domingo é nosso dia, vamos dar este passo a nosso favor. Juntas somos fortes, juntas nós podemos e vamos mudar este país.

Conto com vocês!!!! E com o voto de cada uma nas candidatas mulheres do Brasil!

* Nathalia Tupan é publicitária, estudante do 5º ano de direito. Militante do PSDB, membro da Frente das Jovens Tucanas do Brasil, Secretária de Comunicação da JPSDB – PR.