#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

“Vamos para o segundo turno e vamos vencer a eleição”, projeta Márcia no último debate em Natal

Márcia Maia Debate InterTV FOTO assA socióloga e candidata à prefeitura de Natal pelo PSDB, Márcia Maia (RN), se mostrou confiante após a realização do último debate antes do pleito do próximo domingo (2) e projetou a ida para a disputa do segundo turno das eleições na capital potiguar. O debate foi realizado pela InterTV Cabugi na noite desta quinta-feira (29).

“Fizemos uma campanha ouvindo as pessoas, ouvindo as críticas, os sentimentos da população em relação ao descaso da Prefeitura de Natal. As críticas que nós estamos fazendo é justamente a tradução desse sentimento popular. Eu quero ser prefeita para implantar um novo modelo de gestão em Natal que priorize o cidadão. Tenho certeza que vamos para o segundo turno, vamos vencer estas eleições”, destacou Márcia.

Ao longo do debate, a tucana defendeu diversas propostas para mudar as políticas públicas em Natal e assegurar a retomada do crescimento na cidade. A saúde foi um dos temas abordados por ela que, dentre outras propostas, destacou a importância de informatizar o sistema de marcação de consultas e exames para acabar com as filas e esperas nas unidades.

“A população doente, fragilizada, tem que chegar às unidades de madrugada para conseguir uma ficha de atendimento. Vou acabar com as filas e essa realidade de sofrimento do nosso povo”, disse. A candidata tucana também projeta investimento na saúde preventiva, ampliando a cobertura do Programa Saúde da Família no município e incluindo um pediatra em cada equipe do PSF.

Com uma trajetória fortemente ligada às ações sociais, inclusive voltadas para a juventude, Márcia destacou o histórico de programas como o Primeira Chance e Primeiro Emprego, realizados em sua gestão como secretária de Natal e do Governo do Estado, e que inseriram milhares de jovens no mercado de trabalho. Márcia apontou ainda novas iniciativas a serem implantadas. “Vou combater o desemprego na juventude com muitos projetos de incentivo ao primeiro emprego, qualificação profissional e oportunidades de lazer, cultura e esporte”, enumerou.

Na área da habitação, Márcia comentou a existência de cerca de 40 mil famílias natalenses sem moradia e defendeu a construção de novas casas e a melhoria daquelas em situação precária, a exemplo do que aconteceu quando foi secretária de Habitação no Estado e Ação Social de Natal. “Nosso projeto é construir novas moradias e reformar as atuais, em parceria com Governo do Estado, União e bancos como a Caixa Econômica Federal”, acrescentou.

No tocante ao meio ambiente, Márcia defendeu seu projeto de despoluição do Rio Potengi e das praias da capital, por meio do cumprimento de metas e fiscalização do trabalho que hoje é desenvolvido pela Caern em modelo de concessão. A candidata também voltou a falar do potencial de desenvolvimento da Zona Norte e suas ideias para impulsionar o crescimento da região. “Uma boa gestão se faz com diálogo e é isso que vamos fazer: dialogar com a construção civil, revisar o plano diretor de Natal e buscar investimentos para gerar emprego e renda na Zona Norte”, concluiu.

*Da Assessoria de Imprensa da candidata Márcia Maia