#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

Márcia assina carta-proposta pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Natal

Márcia Maia FOTO ass Carta-proposta AssinaturaUma carta-proposta em respeito aos direitos da pessoa com deficiência foi assinada nesta segunda-feira (26) pela socióloga e candidata à prefeitura do Natal, Márcia Maia (PSDB-RN), na Casa da Cidadania. O evento foi conduzido pelo Conselho Estadual e contou com a participação de diversas instituições.

O documento assinado traz propostas de ações a serem conduzidas pelo próximo gestor da cidade e aponta direcionamentos para áreas ligadas ao turismo, trabalho, lazer, cultura, arte, acessibilidade, mobilidade, assistência social, dentre outros. O evento contou com a participação da presidente e do vice do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Márcia Guedes e Joiran Medeiros; do representante do Movimento Superação, Daniel Silva; além da presidente do Conselho de Assistência Social, Ivani Matias.

A tucana assinou o documento e se comprometeu com a causa – que ela, inclusive, já defende como deputada estadual. Antes da assinatura, contudo, a candidata falou um pouco sobre as ações realizadas e o que pensa para a gestão à frente do Executivo Municipal.

“Temos cobramos e temos lutado pelo respeito aos direitos e a gestão municipal precisa ter um olhar especial para o segmento para garantir a acessibilidade. E quero deixar claro, isso vai além das obras de concreto. Por isso, defendemos para a gestão um olhar específico para a educação, saúde, lazer, assistência social, moradia, mobilidade, todos com uma abordagem inclusiva e de promoção à liberdade e autonomia para pessoa com deficiência”, afirmou.

Na época em que foi titular na Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Márcia Maia foi responsável pela criação da Casa da Cidadania no Rio Grande do Norte, espaço que comporta instituições ligadas aos conselhos de direitos, dentre eles, da pessoa com deficiência. Além disso, promoveu a retomada das atividades do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e ainda protocolou na Assembleia Legislativa, já como deputada estadual, requerimento solicitando que as transmissões pela TV Assembleia dos eventos oficiais sejam realizadas com o apoio de um intérprete de libras.

Esperança

A presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência destacou a importância do documento que, segundo ela, foi construído com base legal para assegurar o respeito aos direitos da pessoa com deficiência. “Documento pensado e repensado, analisado com muito amor e carinho para dar esperança de dias melhores para todas as pessoas com deficiência na cidade do Natal. Que seja assinada com carinho e compromisso para caminharmos juntos. Esperamos que aquele que chegar contribua e caminhe junto com a gente”, afirmou Márcia Guedes.

A gestora criticou ainda a ausência de representação de alguns candidatos. “Quero registrar a falta de compromisso do prefeito Carlos Eduardo (PDT-RN) e do candidato Robério Paulino (PSol-RN) que não compareceram ou justificaram a ausência nesse momento tão importante”, concluiu Guedes.

O vice-presidente do conselho, Joiran Medeiros, também comentou a importância do momento para o segmento. “Nossa intenção foi em meio aos ventos, um documento concreto para espelhar propostas e mostrar o que queremos de concreto realizado em Natal”, afirmou.

*Da Assessoria de Imprensa da candidata Márcia Maia