NotíciasOpinião

Representante da Juventude do PSDB DF vai ao México a convite da Konrad Adenauer

Diplomado 5Rayssa dos Santos Moura é uma moça de sorte que acaba de chegar do México, para onde viajou a convite da Fundação Konrad Adenauer – KAS, parceira de longa data do PSDB Mulher Nacional e, mais recentemente, da Juventude do PSDB.
Foram seis dias de muito aprendizado que tanto nós quanto ela estamos ansiosos para dividir.

PSDB Mulher – Rayssa, conta para nós como surgiu essa viagem. Você já havia saído do Brasil?
Nunca havia saído do Brasil. Soube desse Diplomado através de um amigo (que soube através de uma amiga do PSDB Mulher) rs. Mandei minha ficha de inscrição e meu currículo para a Fundação Konrad Adenauer – Montevideo. No dia 21 de julho recebi o e-mail informando que tinha sido selecionada para participar do Diplomado. Fiquei em êxtase!!!

PSDB Mulher – Qual foi o objetivo da viagem e quantas vocês eram?
O objetivo era preparar o jovem para que pudesse alcançar um bom desempenho na competência política. Éramos 29 jovens de toda América Latina

PSDB Mulher – Havia uma rotina de trabalho?
Sim. Tínhamos uma programação.

PSDB Mulher – Em seis dias o que deu para conhecer?
Muita coisa, rs. Conheci um pouco sobre a atuação da juventude de cada país da América Latina, especialmente, a esperança desses jovens. Aprendi sobre campanha política, sobre a atuação do jovem e da mulher no mundo político, e claro, conheci a maravilhosa culinária mexicana e alguns pontos turísticos da cidade.

PSDB Mulher – Qual foi a experiência mais marcante?
Poder conhecer jovens com a mesma esperança que eu. Compartilhar momentos, experiências e saber que existem pessoas que acreditam na juventude, como a Fundação Konrad, os palestrantes e os partidos políticos que enviaram seus jovens para ter este crescimento acadêmico e profissional.

PSDB Mulher – Fale um pouco sobre você. Rayssa, por ela mesma, em cinco linhas.
Sou uma pessoa cristã, sonhadora e que acredita na mudança e em um mundo melhor. Tenho uma família linda, amigos presentes e um trabalho gratificante. Sou Cientista Política e estudo inglês há 3 anos. Enfim, tudo que tenho e que sou, é graças a Deus!

Leia abaixo o relato de Rayssa dos Santos Moura sobre sua viagem:

Relato sobre o Diplomado Konrad Adenauer para Jóvenes Políticos: Competencia Política y Humanismo em el Siglo XXI

Olá amig@s,

Neste breve relato contarei a experiência incrível que pude vivenciar no México, graças a Deus e a Fundação Konrad Adenauer de Montevideo.

No dia 21 de julho quando recebi o e-mail da Fundação informando que tinha sido selecionada para participar do Diplomado Konrad Adenauer para Jóvenes Políticos mal podia imaginar a rica experiência que teria em 7 dias. Esse Diplomado foi um encontro teórico-prático dirigido aos jovens Líderes da América Latina.
Diplomado 2 400 x 200 pixels
Durante o curso pude encontrar com lideranças jovens de 18 países, todas com um desejo em comum: reavivar a força jovem em seus países.

Por meio das Fundações Konrad Adenauer e Rafael Preciado Hernández, tivemos a honra de aprender e compartilhar experiências com estudiosos e políticos, como o deputado alemão, Dr. Mario Voigt.

Todos os temas que estudamos eram voltados para a atuação do jovem na política. Na segunda-feira participamos de Conferências sobre a participação política dos jovens na América Latina e os jovens como fator de câmbio ante as novas realidades políticas. Vimos, através de uma hipótese pós modernista, os valores que os jovens estão desenvolvendo neste novo contexto político. O interesse e a participação juvenil não estão diminuindo e sim se transformando, mesmo com uma desafeição e perda de confiança na política. Os meios de comunicação se inserem como um fator primordial dessa mudança.

Neste dia foram designadas equipes de trabalho onde teríamos que realizar uma análise dos temas abordados durante todo o diplomado. Cada equipe teria que desenvolver uma proposta de um dos temas abordados na jornada.

Na terça-feira estudamos sobre o quão importante é a comunicação nas campanhas políticas, a necessidade de conhecer o eleitorado, quantitativamente e qualitativamente. A mensagem e a imagem que passamos aos eleitores é primordial para um resultado nas urnas e isso se dá por meio de etapas como: posicionamento (conhecer os eleitores), propostas (concretas), contraste e intenção de voto. Os meios de comunicação se tornaram o principal canal entre os partidos políticos/políticos e os cidadãos/eleitores. Que nunca esqueçamos: em uma campanha política o mais importante é a mensagem que transmitimos. O“MENOS É MAIS”.
Diplomado 3
Não posso deixar de destacar uma rica conferência que tivemos com a Sra. Josefina Vázquez Mota (ex-candidata à presidência pelo partido PAN, México). Neste momento ouvimos sua experiência na corrida presidencial. Um dos pontos chave que nos trouxe foi: “ainda se apostam menos nas mulheres do que nos homens”. Em sua campanha ela se deparou com a seguinte pergunta: “O México está preparado para uma Mulher Presidente”? Com isso, pudemos observar que ainda vivemos numa sociedade machista e o quanto é difícil para uma mulher conseguir exercer um cargo de liderança. O jovem, por si só, já enfrenta a dificuldade de quebrar o paradigma de que, por ser jovem não é capaz de exercer um cargo político, já uma jovem mulher encontra dois entraves: um, por ser jovem, outro por ser mulher. Temos que lutar e unir forças para mudar este pensamento.

Na quarta-feira ouvimos um contexto histórico dos cenários da América Latina, como: a ditadura militar, Revolução cubana e o quão significativo foi recuperar a democracia nestes períodos. Tivemos a oportunidade de ouvir o Presidente da Organización Demócrata Cristiana de América, ODCA, Sr. Juan Carlos Latorre onde nos apresentou os cinco grandes objetivos para uma democracia saudável: Instituições responsáveis e responsivas, uma maior capacidade fiscal, uma sociedade civil fortalecida, uma coesão social e seguridade pública.

Quinta-feira foi um dia muito especial, ouvimos as experiências do Deputado Mario Voigt em campanhas políticas. Este momento me recordou a conferencia da Sra. Josefina Vázquez porque o Dr. Mario nos contou um pouco sobre a campanha política da Chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel e nos destacou a força de uma candidata mulher. Uma frase que me marcou muito foi: “Os homens têm que ver as mulheres como uma oportunidade, um símbolo de progresso”! Outro ponto destacado foi sobre os ideais de seu partido alemão e a preocupação dos alemães com os migrantes. Para ele, nós jovens temos que ter confiança no futuro e não no passado. Nós podemos fazer a diferença: ‘We have the power’.

Diplomado 6Nesse dia também tivemos um momento de recreação. Visitamos as Pirâmides de Teotihuacán – Pirâmide do Sol e Pirâmide da Lua – fazem parte da sagrada metrópole de uma civilização pré-asteca e participamos da Festa em comemoração à Independência Nacional do México.

Sexta-feira foi o dia da apresentação dos trabalhos. Minha equipe era composta por jovens de: Honduras, Panamá, México, Costa Rica e Uruguai. O nome do nosso partido era, Mais Unidos, e apresentamos nossas propostas para uma campanha política. Foi enriquecedor participar deste momento e experimentar como seria trabalhar em uma campanha.
Em seguida tivemos a entrega dos certificados (momento único para mim) e a festa de despedida.

Enfim,
Quero destacar o brilhante trabalho feito pela Fundação Konrad Adenauer – Montevideo, tenho certeza que todos os jovens, assim como eu, saíram desse diplomado confiantes, experientes e renovados. É uma experiência que todas lideranças juvenis, em todo o mundo, deveriam passar.
E agradeço ao meu partido pela confiança de representar a juventude neste encontro tão importante para os jovens, pois, somos o futuro!!
Esta semana ficará marcada na minha história.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!

*Rayssa dos Santos Moura é cientista política e membro da Juventude do PSDB-DF