Notícias

EUA julgam impeachment de Dilma legítimo e constitucional

bandeira-dos-eua-asteada-1332297191O desfecho do processo de impeachment que afastou definitivamente Dilma Rousseff do cargo de presidente da República nesta quarta-feira (31) recebeu o apoio dos Estados Unidos, que considerou legítimo e fiel à constituição brasileira. Em contrapartida, antigos aliados do PT – Bolívia, Equador e Venezuela – reagiram de forma contrária rechaçando a decisão do Senado e convocando seus embaixadores do país.

Os ex-presidentes Dilma e Lula já declararam publicamente que formarão uma ampla frente de esquerda para tentar prejudicar as articulações do governo do presidente Michel Temer no Congresso. Os petistas também já receberam apoio dos países vizinhos com ideologia semelhante à do PT.

O deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL) considerou as reações da Bolívia, Equador e Venezuela previsíveis. “As razões para essa revolta são muito claras, não é segredo para ninguém que os governos que ora estão no comando desses países sempre tiveram uma cumplicidade muito forte com o PT. Então é natural que esses governantes ajam dessa forma”, afirmou.

Vilela ressaltou a importância do respeito à oposição no regime democrático e considerou que o governo venezuelano não é o mais apropriado para opinar sobre o que acontece no Brasil. ”A Venezuela reclama, mas lá eles têm um regime de governo que não respeita as minorias, não respeita a oposição, não exercita a democracia de forma plena e nem garante o respeito aos direitos humanos. O presidente Temer, com a formação democrática que tem e a sua base de apoio, não vai perseguir a oposição, pelo contrário, vai tolerá-la com o respeito devido”, disse.

O tucano completou dizendo que as ameaças de Dilma e Lula fazem parte do “jogo político” e que não teme que a resistência do PT com os países vizinhos possa atrapalhar a retomada do crescimento do Brasil. “O governo do presidente Temer será um governo de reconstrução nacional. Nós não vamos permitir que a oposição, que o PT, seja no Brasil ou por meio de articulações internacionais, venha a querer prejudicar o desenvolvimento do nosso país”, concluiu o tucano.