Brasil tem nova chance, diz Aécio após perda de mandato de Dilma Rousseff

ghg_0132-aecio-nevesO presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou nesta quarta-feira (31/08), que a cassação do mandato da ex-presidente da República Dilma Rousseff, em razão de crime fiscal, dá ao Brasil uma nova chance para superar a gravíssima crise econômica e social que atravessa e dar início a uma agenda de reformas.

“O Brasil se dá uma nova chance. De olhar para o futuro e construir uma agenda de reformas urgentes. A magnitude, a dimensão do descontrole da economia brasileira, com enorme repercussão na vida cotidiana das pessoas, com a perda de direitos, com a perda de renda, com o desemprego avassalador, precisa ser enfrentado com coragem e sem ambiguidades”, afirmou o senador Aécio Neves, em entrevista, após a proclamação do resultado do julgamento do processo de impeachment.

Após seis dias de debates em plenário e de um processo que durou mais de nove meses no Congresso, o Senado Federal cassou nesta tarde o mandato de Dilma Rousseff por 61 votos a 20, sob a acusação de ela ter autorizado o uso de dinheiro público em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e de ter infringido a Constituição brasileira.

Ao avaliar o resultado da votação, Aécio Neves ressaltou que a cassação do mandato de Dilma Rousseff serve de exemplo para autoridades públicas que não cumprem as leis do país.

“Hoje foi virada uma página importante na história do Brasil. O que fica de tudo isso, o essencial, é que qualquer administrador público, em qualquer nível, seja ele prefeito, seja ele governador, seja ele autoridade ministerial, não importa. A partir de hoje, todos sabem que a lei é para ser cumprida por todos, e quem a descumpre, como fez a presidente da República, sofre as sanções determinadas na própria legislação”, destacou.

Agenda de reformas

O presidente do PSDB disse que, legitimado pela decisão do Parlamento, o novo presidente Michel Temer deverá dar início imediato às reformas necessárias para o país voltar a crescer e gerar empregos, medidas que terão o apoio das bancadas tucanas.

Aécio disse que cabe agora ao PMDB, partido do novo presidente, garantir a unidade da sua bancada em torno da agenda de reformas.

“O Brasil passa a respirar amanhã um clima novo, de estabilidade, e isso possibilitará a construção de uma agenda ousada de reformas. Mas é preciso que setores do PMDB digam até que ponto estão comprometidos com esse projeto. É preciso que o partido do hoje presidente Michel Temer diga com clareza até onde vai o seu compromisso com o seu próprio governo e com essa nova agenda de reformas que imediatamente deve ser colocada à apreciação do Congresso Nacional”, afirmou.