Notícias

Renda do brasileiro caiu até 9% em três anos, no pior resultado em 70 anos

Foto: George Gianni/PSDB

Pobreza Foto GeorgeGianniOs três anos consecutivos em que o Brasil registrou recessão no crescimento econômico resultarão na segunda maior queda na renda per capita dos brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, o PIB per capita pode acumular até 9,1% negativos durante esse período. É o pior resultado em 70 anos.

Desde o ano de 1947, apenas no período recessivo de 1981 a 1983, a renda do brasileiro teve uma recessão maior do que a registrada nos últimos três anos. Somente no primeiro trimestre de 2016, o consumo recuou 0,7% , sendo a a sexta retração seguida.

O empobrecimento da população explica a queda no consumo das famílias medido pelo PIB. O tombo foi de 5% no segundo trimestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.

O  economista e deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB-GO) relaciona a queda com o desemprego e empobrecimento geral da população. “Se você tem recessão, se você tem crescimento negativo do PIB, é natural que a renda da população também caia. Então, como a gente teve crescimento negativo nesses últimos dois anos, isso leva à consequência de diminuição da renda do brasileiro. E isso só poderá ser alterado a partir do momento que você tem a retomada do crescimento.”

Giuseppe Vecci defende a adoção de políticas públicas para o controle da economia brasileira. “É preciso agora que haja políticas públicas, que haja uma agenda propositiva, e é uma agenda difícil. É uma agenda que certamente traz embates ainda no país, mas é preciso ter coragem, é preciso ter coragem de realizá-la para que a gente possa ter perspectiva de melhoria da renda do brasileiro, que vai estar atrelada ao crescimento econômico.”