Notícias

Tempo de espera por um emprego no Brasil se torna mais longo

Desemprego carteira trabalhoA crise econômica no Brasil fez com que o tempo de espera por um emprego esteja, hoje, quase o dobro do registrado em 2010. Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, obtida pelo jornal O Globo, mostra que o tempo até encontrar um trabalho pode chegar a nove meses. O deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE) avalia a situação como uma soma de erros do governo afastado.

“Pelo desastroso governo da presidente que vai ser afastada na próxima semana, isso é uma consequência. Qual foi a causa? A causa foi a total inabilidade de falta de compromisso, e tudo começou quando foi candidata a presidente da República. Onde ela quebrou o país, afundou o país numa crise sem precedentes. Isso não podia dar numa coisa boa. Então, foi uma soma de pequenos erros e se tornou um grande erro”, disse o tucano.

São mais de 3 milhões de desempregados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Brasília. Jovens, mulheres e profissionais com menor escolaridade são os mais têm dificuldade para conseguir um emprego. Guilherme Coelho aponta o governo Dilma como o grande responsável pela crise imposta no país.

“E isso repercutiu em quem? Em trabalhador. O mais simples, o mais humilde. Isso faz com que o trabalhador perca a sua autoestima. Isso é uma consequência do governo do PT. Se você for ver, qual é o DNA, de onde é que surgiu a crise, se fizer um teste de DNA, a crise surgiu do desastroso governo do PT e de Dilma Rousseff”, destacou.

Há seis anos, a busca por um trabalho durava, em média, até cinco meses. No mês de junho, o IBGE já contabilizava cerca de havia 11,6 milhões de brasileiros na fila do desemprego.