PF indicia Lula e Marisa por corrupção e lavagem de dinheiro

Santo André- SP- Brasil- 15/08/2016- Ex-presidente Lula e sua esposa Marisa Letícia durante encontro das mulheres e militantes que marca os 10 anos da lei Maria da Penha, na Casa Portugal. Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula
Foto: Agência Câmara

Brasília (DF) – Após as novas revelações da Operação Lava Jato que reforçam a ideia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o proprietário do sítio de Atibaia (SP), a Polícia Federal (PF) indiciou nesta sexta-feira (26) o petista no inquérito que investiga o tríplex no Guarujá. Lula é alvo de três investigações centrais na Lava Jato e foi enquadrado por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A ex-primeira-dama Marisa Letícia, o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto e o engenheiro Paulo Gordilho também foram indiciados.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a PF apurou que Lula e sua mulher foram beneficiários de vantagens ilícitas, por meio da empreiteira OAS, em valores que alcançam R$ 2,4 milhões referentes a obras de reforma no apartamento do Edifício Solaris, no litoral de São Paulo.

A apuração do inquérito teve como ponto central reforma realizada no tríplex, construído pela Bancoop (cooperativa habitacional do sindicato dos bancários), que teve como presidente o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. O imóvel foi adquirido pela OAS e recebeu benfeitorias da empreiteira, acusada de corrupção na Petrobras.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) elogiou a atitude da PF e afirmou que a verdade aparece cada vez mais. “Contra fatos, não há argumentos. Todos os caminhos já levavam a isso. Essa novidade confirma tudo aquilo que há tempos o PSDB já afirmava. Nós sempre apoiamos a PF e a Lava Jato justamente para elucidarmos todas essas questões e passar o Brasil a limpo”, afirmou.

Igrejinha

A reportagem também cita que um relatório da PF que analisou mensagens trocadas entre o ex-presidente da OAS José Aldemario Pinheiro, o Léo Pinheiro, e Gordilho destacam um pedido de construção de uma “igrejinha” no sítio de Atibaia. Para a Lava Jato, os imóveis são bens ocultos do petista.

De acordo com a reportagem, em uma das conversas, Gordilho afirma que ‘estão inventando mais coisa’. Logo após, menciona que seria a construção de uma ‘igrejinha’ da qual ainda teria que fazer o projeto. O documento foi anexado ontem a inquérito que apura supostas reformas realizadas pela OAS nos imóveis.

Na avaliação de Gomes de Matos, os novos indícios consolidam o fato de que os patrimônios pertenciam realmente ao ex-presidente e sua família. “Todos nós do PSDB sempre alertamos a população sobre os desmandos ainda na gestão Lula, que se estenderam à gestão Dilma Rousseff, a instalação da corrupção e a falta de falar a verdade ao povo. Tanto o Lula quanto seus correligionários sempre se defendiam dizendo que não sabiam de nada, que as propriedades não eram deles. No entanto, a cada dia, se comprova, por meio das investigações, que esses patrimônios pertencem ao ex-presidente”, completou.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.