Notícias

Lava Jato quer enviar dados do marqueteiro do PT ao TSE

joaos-santana_ebc5b220Brasília (DF) – A força-tarefa da Operação Lava Jato quer a autorização da Justiça norte-americana para repassar os extratos bancários do marqueteiro do PT João Santana no exterior ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados serão anexados à ação movida pelo PSDB na Corte Eleitoral que pede a impugnação da chapa da presidente afastada Dilma Rousseff, que disputou as eleições em 2014. As informações são de reportagem do jornal O Globo desta quarta-feira (10).

De acordo com a matéria, o pedido de compartilhamento foi encaminhado na última segunda (8) à Coordenação Geral de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça, que faz a intermediação da troca de documentos com autoridades estrangeiras.

No final de julho, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, Santana e sua mulher, Mônica Moura, admitiram ter recebido recursos no exterior para a campanha de Dilma em 2010. Segundo o casal, os depósitos no valor de US$ 4,5 milhões feitos pelo lobista Zwi Skornicki na conta deles na Suíça serviram para quitar dívidas eleitorais.

Foi por meio de documentos entregues no ano passado pelos americanos à força-tarefa que se confirmou que o casal recebeu recursos ilícitos no exterior. Esta não é a primeira vez que o TSE pede o compartilhamento de dados com a Lava Jato. Em junho, a força-tarefa encaminhou 78 documentos da investigação para Brasília. Os materiais serão utilizados como prova emprestada e podem ser utilizados para complementar a ação em curso no TSE.

Ainda segundo o jornal, em maio, também foram encaminhados à Corte 165 documentos da operação envolvendo delações que relacionam as doações ao PT ao esquema de corrupção na estatal.

Clique aqui para ler a íntegra do texto.