Notícias

Inflação registra aumento para julho, mas queda em acumulado do ano aponta novos rumos na economia

Foto: Agência Brasil

Inflacao Agencia BrasilA inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ainda registra altas taxas decorrentes da crise econômica deixada ao país após 13 anos de governos do PT. Em julho, o IPCA atingiu 0,52%, registrando aumento em relação ao mês passado, quando a inflação havia chegado a 0,35%. A coordenadora de índices do IBGE, Eulina Nunes, disse que os alimentos são os principais impulsores dos preços, principalmente o leite e o feijão, como revela reportagem publicada nesta quarta-feira (10) pelo portal G1.

Apesar do patamar ainda elevado, o acumulado no ano, de 4,96%, registrou um recuo da taxa em comparação com igual período do ano anterior, quando foi de 6,83%. Nos últimos 12 meses, o índice é de 8,74%, pouco abaixo dos 8,84% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores. Segundo o IBGE, tiveram queda de preços a energia elétrica residencial, o seguro de veículos, automóveis, gasolina e etanol.

Para o economista e deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), a inflação é a herança mais perversa dos governos de Lula e Dilma Rousseff. O tucano lamenta que o índice afete a longo prazo o orçamento das famílias brasileiras.

“Entre as muitas heranças malditas deixadas por Lula, Dilma e PT, a inflação é uma delas. Ela é inimiga dos brasileiros, corrói os salários, o poder de compra dos trabalhadores, encarece os produtos que alimentam a família. Sem dúvida, com a manutenção do impeachment, nós vamos reduzir a inflação mais ainda.”

Para Hauly, a leve melhora em meio aos fortes impactos da inflação na economia  já demonstram os efeitos positivos que um novo governo pode trazer ao país. “É a confiança. Mesmo sem ter emplacado ainda um projeto nacional, só a confiança, a credibilidade e a respeitabilidade já diminuem a inflação. É muito bom isso.”

Clique aqui para ler a íntegra do Portal G1.