Notícias

Lula enganou o mundo, diz jornal americano

Lula_internaUm artigo publicado neste final de semana pelo jornal americano Wall Street Journal fez várias críticas ao ex-presidente Lula e à presidente afastada, Dilma Rousseff. Intitulado “Como Lula enganou o mundo”, a publicação lembra que, quando o Rio de Janeiro venceu em 2009 a disputa para sediar os Jogos Olímpicos 2016, o petista estava no comando do Brasil há mais de seis anos. Na ocasião, não estava previsto que as Olimpíadas iriam ocorrer em meio a um déficit orçamentário de 8% do PIB (Produto Interno Bruto), inflação próxima de 10% e vários escândalos de corrupção.

De autoria da editora Mary Anastasia O’Grady, o artigo afirma que as previsões para o país eram as melhores possíveis à época e alguns veículos chegaram a dizer que São Paulo seria a quinta cidade mais rica do mundo em 2025. A realidade, no entanto, se mostrou bem diferente das previsões.

O’Grady disse que, na época, o petista era como um “rock star” para o mundo e que seu discurso mostrava uma nova versão do socialismo. A autora afirma que grande parte do país acreditou nas promessas do “Lula 2.0” na confiança de que “desta vez seria diferente”, pois Lula era de esquerda, mas não era Hugo Chávez.

A americana afirmou que o Rio é um “microcosmo do Brasil de Lula”, em que a burocracia sobrepõe aos seres humanos. Segundo a jornalista, apesar de semanas de “relatos sombrios” antecipando o fracasso das Olímpiadas no Rio 2016, a previsão não se confirmou e os jogos correm, até agora, “sem grandes incidentes”.

O artigo faz elogios a Fernando Henrique Cardoso ao lembrar a época em que tucano adotou políticas de estabilidade macroeconômica e defendeu maior transparência do Banco Central, o que, segundo a americana, não aconteceu com Lula e Dilma. Na opinião da autora, se a “fraude política para levar uma nação para a ruína fosse crime, ambos [Dilma e Lula] já teriam sido condenados”.

Clique aqui para ler a íntegra da publicação americana.