Notícias

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lança Prêmio de Incentivo Pedagógico

67200,800,80,0,0,800,600,0,0,0,0Com o objetivo de promover o avanço da Educação municipal, com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está lançando o Prêmio de Incentivo Pedagógico – PIP. De início, serão beneficiadas todas as escolas da rede municipal que atingiram o nível de Desempenho Básico ou Desejável, de acordo com os resultados do Saepe 2016 – o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco. Em solenidade nesta quarta-feira (22), às 9h, no auditório do Hotel Barramares, em Piedade, serão premiadas 28 escolas. Elas receberão um bônus em dinheiro destinados aos professores, secretários, supervisores e gestores escolares.

Outras 62 escolas jaboatanenses que obtiveram boa classificação também serão homenageadas no evento. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) avalia o grau de domínio dos estudantes nas “Habilidades” e “Competências” consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. As avaliações foram aplicadas nas turmas de 3º e 5º anos, e 8ª séries, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Tendo na Educação uma de suas prioridades, Jaboatão vem colhendo bons frutos na área. Em 2013, o município conquistou o primeiro lugar geral da Região Metropolitana do Recife no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relativo aos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Agora, com o resultado do Saepe 2015, divulgado pelo Governo do Estado, o pódio permanece na Metropolitana Sul – o índice do município cresceu aproximadamente 5%.

Avaliação externa

Para as turmas de 3º ano e de 8ª séries, em Língua Portuguesa e Matemática, Jaboatão ficou em 1º lugar na Metropolitana Sul, que engloba também os municípios de Moreno, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Camaragibe. Nas turmas de 5º anos, nas duas disciplinas, a cidade ficou em segundo lugar, no entanto na mesma faixa de classificação (Elementar 2).

“É importante destacar que estas avaliações são externas. Não somos nós que estamos dizendo que o ensino em Jaboatão avançou. Estes resultados demonstram o trabalho que estamos fazendo no município, não só na qualidade da aprendizagem, mas na infraestrutura também”, afirmou o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim.

*Do portal da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes