Notícias

Prefeita de Lençóis Paulista, tucana Bel Lorenzetti recebe prêmio da Abrinq pelo Espaço Vem Ser

Prefeita Bel durante o reconhecimento; Lençóis é a única cidade do Estado e está entre as cinco do Brasil
Prefeita Bel durante o reconhecimento; Lençóis é a única cidade do Estado e está entre as cinco do Brasil

Prefeita Bel durante o reconhecimento; Lençóis é a única cidade do Estado e está entre as cinco do Brasil

Lençóis Paulista é a única cidade do Estado de São Paulo e está entre as cinco do Brasil reconhecidas na categoria de “Boas Práticas” do Prêmio Prefeito Amigo da Criança (gestão 2013-2016) da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. A prefeita Bel Lorenzetti (PSDB) acaba de receber o prêmio em Brasília, no auditório “Nereu Ramos” da Câmara dos Deputados, acompanhada da diretora da escola, Patrícia Aparecida Sanches e da assistente social Sueli Mariano Almeida.

Criada em 1990, a Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

O Espaço Vem Ser

O Espaço Vem Ser representa a consolidação de um sonho antigo de todos os profissionais envolvidos com a educação especial ganhou justamente o nome de Espaço Vem Ser. Inaugurado em novembro de 2014, ele oferece em um mesmo prédio uma série de atendimentos complementares aos alunos da Rede Municipal que necessitam, com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional e profissionais ligados às áreas cultural, esportiva e profissionalizante.

O trabalho é possível por meio da união de esforços de vários setores da Prefeitura, entre eles Educação, Saúde, Assistência Social, Esportes, Cultura, Centro de Formação Profissional e Tecnologia da Informação. O foco principal são crianças em sofrimento mental, que apresentam atrasos neuropsicomotores ou que estão em condição de vulnerabilidade social.

Atendimento

O Espaço Vem Ser já soma 575 crianças e adolescentes com idade até 16 anos atendidos nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Estes serviços oferecem psicoterapia, avaliação na área cognitiva, reabilitação neuropsicomotora, orientação às famílias e escolas quanto ao desenvolvimento emocional e na área de aprendizagem.

Também oferece atividades complementares com aproximadamente 160 alunos frequentando as aulas de dança, tênis de mesa, cabelo e pele. Essas são oferecidas para as crianças e adolescentes que são atendidos pelos profissionais de saúde e também para outros alunos da rede municipal e demais escolas da cidade.

O curso de cabelo e pele é destinado principalmente para as mães dos alunos atendidos, mas também tem a participação da comunidade de modo geral.

Veja!

Assista ao vídeo e confira como funciona o trabalho e o que dizem os pais de alunos atendidos e os profissionais envolvidos. Clique aqui.

*Do site da Prefeitura de Lençóis Paulista