Notícias

Luislinda Valois discute com MP-BA criação de delegacias especializadas no combate a crimes raciais e religiosos

Reunião secretária Luislinda Valois no MP-BAA secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, desembargadora Luislinda Valois (PSDB), debateu nesta terça-feira (21), com a procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado, o estabelecimento de uma parceria entre o governo federal e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA) para a agilidade na tramitação dos inquéritos policiais sobre intolerância religiosa e homicídios de jovens negros da periferia, além da criação de delegacias especializadas para esses crimes.

Durante a reunião, a secretária também ressaltou a importância de outros mecanismos de inclusão social, como a criação de cotas no Judiciário e o estabelecimento de mais oportunidades para os negros no mercado de trabalho para modelos. No encontro, a secretária entregou para a presidente do MP-BA alguns exemplares do estatuto da igualdade racial e o livro “Negros pensadores do Brasil”, de sua autoria, que será lançado em breve. Também participaram da reunião as promotoras de Justiça Márcia Teixeira (coordenadora do Centro de Apoio dos Direitos Humanos) e Lívia Sant’anna Vaz (coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate à Discriminação).

Desde segunda-feira (20), a tucana cumpre agenda em Salvador, onde foi recebida pelos presidentes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), desembargadora Maria do Socorro Barreto e Freddy Carvalho, respectivamente. A secretária discutiu também parcerias com as duas instituições para combater a intolerância religiosa e racial, a violência contra a mulher negra e reduzir os homicídios de jovens negros nas periferias brasileiras.

Projeto

IMG_1384Ainda na capital baiana, a secretária Luislinda Valois fez o lançamento do projeto “Leia o Estatuto da Igualdade Racial. É bom”. A iniciativa consiste em distribuir o estatuto nos pontos de ônibus do país para conscientizar a população brasileira para a causa racial.

Nesta manhã, a tucana entregou o estatuto em alguns pontos da Avenida Antonio Carlos Magalhães e na orla de Salvador.