Notícias

Porquê as Mulheres na Ciência Têm Poder Para Mudar o Mundo

Foto: Site Loreal
Foto: Site Loreal

Foto: Site Loreal

Cinco grandes mulheres cientistas e 15 jovens promissoras pesquisadoras foram homenageadas no dia 24 de março, na Maison de la Mutualité, em Paris. Irina Bokova, diretora geral da UNESCO e Jean-Paul Agon, presidente e CEO da L’Oréal e presidente da Fundação L’Oréal, aproveitaram a oportunidade para lançar o Manifesto For Women in Science. Já assinado por muitos convidados presentes na cerimônia, este manifesto tem o objetivo de alertar para a sub-representação das mulheres na área científica. O documento está disponível no site www.forwomeninscience.com, para que todos possam dar seu apoio a esta causa.

 

UM COMPROMISSO DE LONGO PRAZO PARA EMPODERAR AS MULHERES NA CIÊNCIA

Durante os últimos 18 anos, o programa L’Oréal-UNESCO For Women in Science tem incentivado, promovido e homenageado mulheres cientistas no mundo inteiro. No entanto, a atual situação indica que ainda há muito a ser feito. Este ano, a cerimônia de premiação também foi palco para o lançamento do Manifesto For Women in Science: uma campanha de opinião com o objetivo de engajar a comunidade científica e o público em geral, para acelerar o ritmo das mudanças em prol das mulheres na área científica.

“O nosso mundo está em transformação e nunca precisou tanto de mulheres e de suas descobertas. Com o programa For Women in Science, a Fundação L’Oréal está comprometida a promover estas mulheres na ciência, que mudarão o mundo. Estamos determinados a lutar pela ciência e a construir um mundo mais belo, juntos”, declarou Jean-Paul Agon.

 

UMA AMBIÇÃO EXPRESSA EM UM MANIFESTO

Jean-Paul Agon, Irina Bokova, e a presidente do júri deste ano, a ex-Laureada e vencedora do Prêmio Nobel, Elizabeth Blackburn, assinaram o manifesto junto às cientistas que construíram suas carreiras na área científica e foram laureadas internacionalmente, além das jovens pesquisadoras que também tiveram seus talentos reconhecidos na ocasião e diversos convidados presentes. Um esforço conjunto para garantir a visibilidade e o apoio público necessários de forma que todos os envolvidos possam trabalhar juntos para a igualdade de sexos nas ciências.

 

OS 6 COMPROMISSOS DO MANIFESTO #FORWOMENINSCIENCE

1/ Incentivar as meninas a explorarem caminhos para uma carreira científica;

2/ Romper as barreiras que impedem as mulheres cientistas de seguir carreiras de longo prazo na pesquisa;

3/ Priorizar o acesso das mulheres a cargos superiores e posições de liderança nas ciências;

4/ Celebrar com o público em geral a contribuição que as mulheres cientistas dão ao progresso científico e à sociedade;

5/ Garantir a igualdade de sexos através de participação e de liderança em comissões e simpósios científicos como conferências, comitês e reuniões de conselho;

6/ Promover mentorias e networking para jovens cientistas de modo a possibilitar que eles planejem e desenvolvam carreiras que atendam às suas expectativas.

Clique aqui para saber mais.