Notícias

Inaugurados por Dilma há menos de um mês, condomínios do “Minha Casa Minha Vida” apresentam graves problemas

Salvador - BA, 25/04/2016. Reconhecimento para Cerimônia de Entrega de 2.800 Unidades Habitacionais do Programa MCMV. Foto: Isac Nóbrega/PR

Salvador - BA, 25/04/2016. Reconhecimento para Cerimônia de Entrega de 2.800 Unidades Habitacionais do Programa MCMV. Foto: Isac Nóbrega/PR

A verdade por trás do programa “Minha Casa Minha Vida”, carro-chefe da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014, começa a aparecer para a população beneficiada pelo projeto habitacional. Dois condomínios residenciais inaugurados há menos de um mês e entregues pela petista já apresentaram sérios problemas estruturais. Moradores reclamam de infiltrações, pisos quebrados, corredores sem iluminação e outros defeitos não esperados para um empreendimento recém-criado.

Localizados na zona oeste do Rio de Janeiro, os condomínios Santorini e Mikonos possuem 25 prédios cada um e foram inaugurados em 8 de abril deste ano. Mil apartamentos foram sorteados para famílias com renda de até R$1.600, como revela matéria publicada nesta quarta-feira (4) pelo jornal folha de S. Paulo.

O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) acredita que a má qualidade das obras entregues pelo PT aponta indícios de fraudes no momento do planejamento das construções. “Essa é a cara do PT. Faz muita propaganda, mas entrega as coisas com baixa qualidade prejudicando a população. Certamente isso deve ter relação direta com obras superfaturadas. Obras em que os critérios éticos e técnicos não foram observados. Certamente isso é falta de controle e a ansiedade de fazer muito e de mostrar serviço’, afirmou.

O tucano ressalta que obras públicas não devem ser sinônimo de construções mal-acabadas e que o respeito e a dignidade do cidadão devem pautar os projetos habitacionais do governo. “É preciso entregar casas de qualidade com a mínima condição de uso para que as pessoas possam ser beneficiadas de verdade. Falta respeito ao dinheiro público e, principalmente, respeito ao cidadão que vai gastar para arrumar os defeitos de um projeto mal feito”, disse.

As propagandas petistas foram criticadas pelo parlamentar, que as classificou como “enganosas”. “É uma característica do PT fazer propaganda de seus feitos, mas sem se preocupar com a qualidade daquilo que é oferecido pela população. Em grande escala é possível observar a situação da economia. Foi feita toda uma propaganda de que o PT fez o Brasil crescer e agora a gente sabe a custo de que aconteceu esse crescimento. Foi a custo de desequilíbrio das contas públicas da economia destrutiva que alcançou outros programas sociais também”, concluiu.