#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

Diário da Alemanha – Obrigada Konrad, vamos sentir saudades

Almira Garms e o prefeito Dr. Wolgang Müller
Nosso grupo com a Sra. Diehlmann

Nosso grupo com a Sra. Diehlmann

Foram de intensa atividade os dois últimos dias do curso de políticas públicas e gestão na Alemanha que a Fundação Konrad Adenauer ofereceu a quatro pré-candidatas tucanas às próximas eleições e à presidente do Secretariado Nacional da Mulher, Solange Jurema.

A cidade escolhida foi Lahr, também na região da Floresta Negra, como Freiburg, a anterior. Desta vez, nosso grupo teve uma lição de resiliência com o prefeito, Sr. Wolfgang Müller, que fala português e pôde explicar como transformou sua cidadezinha, tornada subitamente decadente pela queda do Muro de Berlim, na encantadora e produtiva comunidade atual.

O português do prefeito Sr. Wolfgang Müller é tão fluente que é possível entender seus comentários sobre o impeachment brasileiro no vídeo abaixo, postado pela pré-candidata a vereadora no Tocantins, Cinthia Ribeiro. O prefeito é diplomata, foi embaixador da Alemanha no Brasil e acompanha atentamente a crise que estamos enfrentando e seus desdobramentos.

Almira Garms e o prefeito Dr. Wolgang Müller

Almira Garms e o prefeito Dr. Wolgang Müller

As administrações municipais alemãs são muito preocupadas com a sustentabilidade, o que se explica perfeitamente, dada a grande beleza natural e arquitetônica de suas cidades.

Inauguração piscina para deficiente em Lahr

Inauguração da piscina para deficientes em Lahr

Na programação em Lahr foi incluída uma visita ao Consórcio Intermunicipal para tratamento de resíduos Kahlenberg Bergwerkstr, e uma Palestra sobre a “Política energética e ambiental”, ministrada pelo Sr. Glen Tobiason, especialista em Gestão de Qualidade e Ambiental.

Em meio a palestras e visitas que contribuirão de maneira profunda para o aprimoramento das administrações de nossas candidatas, ainda houve tempo para comparecer à inauguração do parque aquático de Lahr e ver como os deficientes físicos estão integrados em todos os aspectos da vida social e política da cidade.

A partida da Alemanha, neste sábado (30), foi antecedida por uma avaliação do programa pelas participantes, com o Sr. Dr. Jan Woischnik, representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil.

No retorno ao país, Solange Jurema, Thelma de Oliveira, Judite Botafogo, Almira Garms e Cinthia Ribeiro terão muito a nos ensinar sobre as técnicas de gestão e sustentabilidade que aprenderam nesta semana enriquecedora.

Veja abaixo o vídeo de Cínthia Ribeiro com o prefeito Wolfgang Müller: